Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

De Vez em Quarta, Teatro – novembro

Última programação do ano apresenta Contrações e Santa Joana dos Matadouros

Publicado em 22/10/2014

Atualizado às 21:01 de 02/08/2018

Em novembro, o De Vez em Quarta, Teatro fecha sua programação de 2014 com duas peças, sempre às 20h. No dia 5, Contrações, com o Grupo 3 de Teatro, reúne as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes, sob direção de Grace Passô. O texto é do premiado Mike Bartlett. No dia 12, Santa Joana dos Matadouros, um texto de Bertold Brecht encenado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta, com direção de José Regino. Os espetáculos ocorrem no Itaú Cultural, em São Paulo.

Contrações é uma história de abuso de poder em uma grande corporação. Emma (Débora Falabella) é manipulada e constrangida pela gerente (Yara de Novaes), a ponto de prejudicar sua vida dentro e fora do emprego. A montagem estreou em 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com patrocínio do Banco do Brasil.

Bartlett afirmou, em entrevista ao Globo, que a peça “investiga o modo como uma organização que busca estritamente o lucro trata a existência humana. Como lida com as falhas, com o caos, com a nossa biologia. Nessa busca incessante pela eficiência, minimiza-se ao máximo tudo o que é imprevisível”.

Em Santa Joana dos Matadores, escrita por Brecht entre 1928 e 1931, seis atores (Anderson Flores, Angélica Müller, Cassiane Leite, Gean Nunes, Patrícia Pereira e Ronaldo Adriano) representam mais de 30 personagens para contar a história de uma jovem militante de um grupo cristão que, em meio a uma crise no mercado de carne, trabalha em prol da classe mais pobre.

Segundo a resenha do texto original feita por Bernardo Carvalho, ela “acredita na bondade e no amor da religião como forma de promover um acordo entre os empregados e os patrões em meio à crise. Sua experiência sangrenta, porém, vai obrigá-la a tomar consciência, à beira da morte, do antagonismo de classes, da hipocrisia da religião e da ilusão das boas intenções”.

Veja minibiografias dos participantes na aba Programação e trechos das peças na aba Vídeos.

De Vez em Quarta, Teatro – novembro
quartas 5 e 12 de novembro
Às 20h

Compartilhe