Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

De Vez em Quarta, Teatro

Programação de teatro do Itaú Cultural estreia com a peça L’Affaire Picpus

Publicado em 14/05/2014

Atualizado às 20:54 de 02/08/2018

No dia 28 de maio, o Itaú Cultural estreia o De Vez em Quarta, Teatro, evento que apresentará peças de teatro gratuitas entre os meses de maio e dezembro. Nesta edição, o espetáculo em cartaz é L’Affaire Picpus, com o ator italiano Enrico Bonavera. O projeto de vinda do ator ao Brasil é uma realização da SP Escola de Teatro e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

Inspirado no conto “O Nariz”, de Nicolaj Gogol, L’Affaire Picpus conta a história do senhor Picpus, um homem comum que acorda um dia e percebe que seu nariz desapareceu do rosto. Tenta procurá-lo e logo descobre que o nariz está cada vez mais famoso: aparecendo na TV, rico e viajando pelo mundo com mulheres belíssimas, até acabar se tornando presidente da nação. Supondo que o próximo passo do nariz seja a conquista do mundo, Picpus prepara um atentado ao Palácio do Governo, que não dá certo. Ao tentar tirar sua própria vida, o senhor se encontra perdido em um lugar e em um tempo totalmente desconhecidos. Percebe que possui apenas uma mala muito pesada, com os episódios de sua vida anterior, e que seu nariz retornou ao rosto. Tenta, graças à mala e a certo número de narizes, refazer sua própria história.

Enrico Bonavera é um dos maiores atores italianos e um dos mais representativos da Commedia dell Arte. Há anos interpreta a personagem Arlecchino no espetáculo Arlecchino Servidor de Dois Patrões, de Giorgio Strehler. É professor da Escola de Teatro de Gênova, onde leciona dramaturgia do ator. Em 1996, foi premiado como melhor ator no Festival Internacional de Borgio Verezzi, por sua interpretação de Arlecchino; em 2007, recebeu o Arlecchino D’Oro, máximo reconhecimento no gênero. Bonavera colaborou nos maiores teatros, companhias e cooperativas italianas, viajando por diversos países da Europa, da América Latina e do Oriente e pelos Estados Unidos. Há anos também realiza em todo o mundo uma aula-espetáculo sobre as máscaras da Commedia dell Arte, na qual conta a história do gênero e mostra cada uma das máscaras e suas posturas.

De Vez em Quarta, Teatro: L’Affaire Picpus, com Enrico Bonavera
quarta 28 de maio de 2014
às 20h
duração: 75 min (aproximadamente)
Sala Itaú Cultural – 249 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[classificação indicativa: 12 anos]

Compartilhe