Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontro põe a fotografia modernista brasileira em perspectiva internacional

Em mesa ao vivo, o curador e pesquisador Rubens Fernandes Junior e a curadora americana Sarah Meister falam sobre o Foto Cine Clube Bandeirante; reserve seu ingresso

Publicado em 03/05/2021

Atualizado às 18:57 de 16/08/2022

Libras

Entre 1946 e 1964, os integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) ocuparam um lugar central no meio artístico paulistano e suas conquistas se espalharam pelo mundo. No entanto, circunstâncias políticas e artísticas adversas contribuíram para reduzir a presença do grupo no cenário internacional – o que, aos poucos, começou a ser corrigido no Brasil a partir do final da década de 1980. Apesar dos esforços valiosos de uma série de curadores e instituições brasileiras, o FCCB está ausente de tudo, exceto de histórias mais recentes do meio, contadas em inglês.

Para lançar luz sobre essa ausência, no próximo dia 19 de maio, o Itaú Cultural (IC) promove um encontro entre o curador e pesquisador Rubens Fernandes Junior e a curadora americana Sarah Meister [diretora-executiva da Aperture e ex-curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)], colocando em perspectiva internacional as notáveis realizações do FCCB.

Imagem em preto e branco do artista José Yalenti. A imagem mostra um lugar vazio sob luzes e sombras, formadas a partir de aberturas no teto e que revelam formas abstratas nas paredes e no chão.
José Yalenti
Arquitetura 3, 1950
Coleção Itaú Cultural
(imagem: Iara Venanzi/Itaú Cultural)

No dia 8 de maio, o MoMA abre a exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946-1964, que busca restabelecer o lugar de direito do FCCB dentro das histórias internacionais do meio artístico. A exposição é acompanhada de uma publicação que conta com fotos da Coleção Itaú Cultural.

Veja também:
>> Em 2020, o IC lançou a exposição virtual Fotografia modernista brasileira, que reúne 70 obras de 25 artistas entre as décadas de 1940 e 1970; confira no Google Arts and Culture

O debate entre Rubens e Sarah terá interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português. Reserve seu ingresso neste link ou no botão abaixo.

Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante [com interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português]

com Rubens Fernandes Junior e Sarah Meister

quarta 19 de maio de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Zoom/Sympla
300 ingressos

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [disponível a partir das 12h de 5 de maio e sujeito a lotação máxima]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Compartilhe