Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Contemplados no Rumos Moda e Design 2012-2013

O Rumos Moda e Design 2012-2013 teve a finalidade de incentivar projetos acadêmicos sobre gestão cultural. A seleção previu duas...

Publicado em 07/12/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

O Rumos Moda e Design 2012-2013 teve a finalidade de incentivar projetos acadêmicos sobre gestão cultural. A seleção previu duas categorias: Pesquisa em Andamento (trabalhos de pós-graduação stricto ou lato sensu) e Pesquisa Concluída (teses defendidas nos últimos 20 anos, publicadas ou não). Dois dos contemplados na categoria Pesquisa em Andamento estão agora concluídos e disponibilizados para acesso. São eles:

 

Design de Narrativas Televisivas Interativas Móveis: TVDI (Televisão Digital Interativa) para Dispositivos Móveis (Celular)

A pesquisa investiga premissas de um modelo de interatividade para a TV Digital (TVD).

Ursula Eike Reichenbach é bacharel em design digital pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do programa de pós-graduação em design da UAM entre 2012 e 2013. Atua como product user experience designer na área de inovação da Movile.

Acesse o PDF

.

Uma Formação do Olhar: o Design da Informação como Conteúdo Formador dos Professores das Licenciaturas Brasileiras

Esta tese é uma reflexão sobre a dimensão educativa que os artefatos de design possuem na cultura contemporânea. Argumenta que há uma necessidade social de formação, de modo a preparar o público para lidar com os significados atribuídos a esses objetos. Propõe a metáfora da formação do olhar como um instrumento pedagógico para esse tipo de aprendizado.

Maria Teresa Lopes é designer, produtora cultural e empreendedora criativa. Mestre em design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora na mesma área pela UFPE/Université Paris 1-Sorbonne, tem especialização em produção cultural pela Universidade Candido Mendes (Ucam), no Rio de Janeiro. É professora-adjunta e vice-coordenadora do Núcleo de Design e do curso de comunicação social da UFPE. Exerceu, por seis anos, o cargo de coordenadora-executiva da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e fez parte do Observatório da Vida-Agreste. Suas linhas de pesquisa são formação do olhar, design/educação e significação.

Acesse o PDF

Compartilhe