Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Design e Conspiração: Ziguezagues entre Arte e Filosofia

Encontros procuram ampliar as conexões entre a arte, a filosofia e o design

Publicado em 16/03/2016

Atualizado às 10:21 de 03/08/2018

Nos dias 30 e 31 de março o Itaú Cultural recebe uma série de encontros que procuram ampliar as conexões entre a arte, a filosofia e o design, além de subverter concepções assépticas e mercadológicas aplicadas nessa última área. Os seminários, que serão gravados e disponibilizados posteriormente no site, reúnem diversos especialistas para discutir e explorar os processos de criação em perspectivas poéticas, estéticas e políticas no design, na arte e na filosofia. André Mesquita, Gavin Grindon, Juliano Pessanha, Lígia Nobre, Lucas Bambozzi, Peter Pál Pelbart, Rosane Preciosa, Silvio Mieli e Vinicius Spricigo são os convidados do evento.

A programação tem como ponto de partida as ideias do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920-1991) sobre os significados semânticos do termo design: “Em inglês, a palavra design funciona como substantivo e também como verbo [...]. Como substantivo significa, entre outras coisas, ‘propósito’, ‘plano’, ‘intenção’, ‘meta’, ‘esquema maligno’, ‘conspiração’, ‘forma’, ‘estrutura básica’, e todos esses outros significados estão relacionados a ‘astúcia’ e a ‘fraude’. Na situação do verbo – to design – significa, entre outras coisas, ‘tramar algo’, ‘simular, ‘projetar’, ‘esquematizar’, ‘configurar’, ‘proceder de modo estratégico’”.

André Mesquita
É pesquisador das relações entre arte, política e ativismo e doutor em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Escreveu os livros Insurgências Poéticas: Arte Ativista e Ação Coletiva (2011) e Esperar Não É Saber: Arte entre o Silêncio e a Evidência (2015).

Gavin Grindon
Curador da exposição Disobedient Objects – com enfoque no ativismo, em processos de criação e perspectivas sociopolíticas para o design –, é pesquisador-visitante no museu de arte Victoria and Albert Museum e pesquisador e membro do pós-doutorado em cultura visual e material na Universidade de Kingston, ambos no Reino Unido. Dedica-se ao estudo da cultura visual e material nos movimentos sociais ocidentais desde 1968, da história da arte social e da teoria cultural.

Juliano Pessanha
Escritor, autor e ensaísta, estudou direito e filosofia. Atualmente é mestre em psicologia e doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu Instabilidade Perpétua (2009) e a trilogia Sabedoria do Nunca (1999), Ignorância do Sempre (2000) e Certeza do Agora (2002).

Lígia Nobre
Pesquisadora e curadora, concluiu o mestrado em histories and theories pela Architectural Association School of Architecture, em Londres, na Inglaterra, e é doutoranda em estética e história da arte na Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP). Atualmente é professora na Escola da Cidade, na capital paulista, e atua em projetos experimentais e plataformas colaborativas entre arte, design e arquitetura.

Lucas Bambozzi
Artista, pesquisador e jornalista, é doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e professor no departamento de artes plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Sua pesquisa tem enfoque em novas tecnologias da imagem e mídias interativas, como documentário, videoarte e mídias móveis. Desde 2006 dirige o arte.mov – Festival de Arte em Mídias Móveis.

Peter Pál Pelbart
Húngaro, é professor de filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Escreveu os livros O Tempo Não Reconciliado, Vida Capital e O Avesso do Niilismo: Cartografias do Esgotamento, sobre temas como loucura, tempo, subjetividade e biopolítica.

Rosane Preciosa
É mestre em teoria da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como professora na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, como pesquisadora, estuda a roupa e a escritura como modos de criação de existências singulares. Tem três livros publicados: Produção Estética – Notas sobre Roupas, Sujeitos e Modelos de Vida; Rumores Discretos da Subjetividade; e Um Livro de Amor, escrito em parceria com Cristiane Mesquita.

Silvio Mieli
Jornalista, é professor do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e responsável pelo site imediata.org. Estuda os desdobramentos da noção tecnocientífica de informação na fronteira entre comunicação, arte e política, e sua influência no conhecimento, na linguagem e na arte contemporânea.

Vinicius Spricigo
É professor-adjunto do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e realiza pesquisa sobre mostras, com enfoque nas megaexposições periódicas de arte contemporânea. Foi curador-associado do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado e da Associação Cultural Videobrasil.

Design e Conspiração: Ziguezagues entre Arte e Filosofia

quarta 30 de março de 2016
abertura
com André Mesquita e Gavin Grindon
10h às 12h30
Conversas Transversais
com Juliano Pessanha e Vinicius Spricigo
14h30 às 17h

quinta 31 de março de 2016
Conversas Transversais
com Peter Pál Pelbart, Rosane Preciosa e Silvio Mieli
10h às 12h30
Conversas Transversais
com Lígia Nobre e Lucas Bambozzi
14h30 às 17h

Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (100 vagas)

Compartilhe