Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Difusão Rumos Dança em Florianópolis

Festival traz apresentações de Michelle Moura e Balangandança Cia.

Publicado em 09/05/2014

Atualizado às 20:53 de 02/08/2018

Nos dias 22 e 23 de maio, a Difusão Rumos Dança chega a Florianópolis para o Festival Múltipla Dança, com duas performances selecionadas na última edição do programa Rumos Itaú Cultural. A Balangandança Cia. apresenta Ninhos no Parque Ecológico do Córrego Grande nos dois dias e, no dia 23, Michelle Moura traz sua criação Fole à Casa das Máquinas.

Ninhos, espetáculo contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2012-2014, parte da ideia do lugar onde tudo começa e para onde tudo pode retornar. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para voos, descobertas, passeios. Brincadeiras de criança confundem-se com movimentos de animais, remetendo à similaridade entre movimentações de diferentes espécies. Nesse jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança. A performance, ainda em processo de criação, tem a intenção de aproximar a criança de uma dança contemporânea focada principalmente no corpo e no movimento, colocando a presença da natureza desse corpo/ninho em evidência.

A Balangandança Cia., dirigida por Georgia Lengos, pesquisa e cria dança para crianças há 17 anos. Um trabalho continuado e pioneiro que articula a pesquisa de linguagem corporal e estética com propostas didáticas, resultando em uma concepção específica sobre o assunto. Nela, o corpo, o brincar, a reflexão e o respeito pela criança são eixos norteadores. A Balangandança também realiza diversas ações que fomentam a produção e a discussão na área.

Fole é uma performance de dança construída improvisadamente no palco por meio de movimentos. Como num feedback em que estímulos produzem atualizações constantes, o espetáculo se faz por encadeamentos: movimentos produzem ar, som e emoção; controle que gera espontaneidade; rítmicas que criam palavras, que criam sensações e vibrações.

Michelle Moura é performer e coreógrafa. Suas últimas criações são Cavalo (2010) e Big Bang Boom (2012), nas quais desenvolve estratégias para responder temporariamente à pergunta: “O que move um corpo?”. Foi cofundadora e integrante do extinto Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial. Estudou na Casa Hoffmann, em Curitiba, e na Essais (Centro National de Danse Contemporaine d’Angers), na França. Atualmente é mestranda em coreografia pela Theaterschool, em Amsterdã.

Difusão Rumos Dança em Florianópolis – Ninhos, de Balangandança Cia.
quinta 22 e sexta 23 de maio de 2014
às 16h
duração: 40 min (aproximadamente)
Parque Ecológico do Córrego Grande – 600 pessoas

Entrada franca
[livre para todos os públicos]

Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto) | Rua João Pio Duarte Silva 535 Córrego Grande Florianópolis SC
informações 48 3234 3522 | 48 3338 0021 | 48 3234 6049

 

Difusão Rumos Dança em Florianópolis – Fole, de Michelle Moura
sexta 23 de maio de 2014
às 21h
duração: 30 min (aproximadamente)
Casa das Máquinas – 93 lugares

Entrada franca – os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência
[classificação indicativa: 14 anos]

Casa das Máquinas | Praça Bento Silvério/Rua Henrique do Nascimento 50 Lagoa da Conceição Florianópolis SC
informações 48 3232 1514

Compartilhe