Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Documentários com temática indígena produzidos pelo Itaú Cultural serão exibidos no forumdoc.bh

Krenak e Patxohã – Língua de Guerreiros terão exibição seguida de debate

Publicado em 28/11/2017

Atualizado às 12:02 de 03/08/2018

O forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia e Cinema, que acontece neste ano entre 23 de novembro e 3 de dezembro, foi criado em 1997 pela Filmes de Quintal com o objetivo de compartilhar produções que não poderiam ser acessadas nas salas de cinema convencionais, além de buscar promover reflexão e formação crítica do público, fomentar a pesquisa e a qualificação do audiovisual.

Entre os cursos, mostras e seminários, dois filmes produzidos pelo Itaú Cultural ganham sessão especial no dia 30 de novembro: Krenak, dirigido por Rogério Corrêa, e Patxohã – Língua de Guerreiros, dirigido por Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, e gravado pela equipe do instituto.

Patxohã – Língua de Guerreiros, retrata o povo Pataxó, localizado no litoral do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais, e o processo de retomada de sua língua – o Patxohã. A produção trata ainda do processo e do cotidiano do ensino praticado nas aldeias Pataxó da Bahia e de Minas Gerais e da importância da língua no fortalecimento da luta desse povo, que ainda vive conflitos com o governo e a população local.

O documentário será exibido na Sessão Especial – Cine Humberto Mauro, no dia 30 de novembro, às 17h. A exibição será seguida de bate-papo com Anari Bomfim (pesquisadora e militante da retomada da língua Pataxó), Claudiney Ferreira (gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural) e Isael Maxakali e Sueli Maxakali (cineastas).

Krenak apresenta, por meio da fala de diferentes pessoas, a história do povo Krenak, que vive em Resplendor (MG). No documentário é abordada a luta desde a declaração da “guerra justa” pelo rei português D. João VI, em 1808, até as consequências do desastre ambiental no Rio Doce, causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana, em 2015.

O filme será exibido na Sessão Especial – Cine 104 (Centoequatro), no dia 30 de novembro, às 19h45. A exibição será seguida de bate-papo com Douglas Krenak (jornalista e liderança indígena), Edmundo A. Dias Netto Jr. (Ministério Público Federal/MG) e Claudiney Ferreira (gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural).

Saiba mais sobre o forumdoc.bh no site oficial, clicando aqui.

Compartilhe