Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Férias! Venha para o Cine Pipoquinha!

Na programação você confere 36 animações brasileiras para o público infantil

Publicado em 08/01/2013

Atualizado às 20:30 de 02/08/2018

Para a garotada que procura diversão nestas férias, o Itaú Cultural apresenta, entre janeiro e fevereiro, a II Mostra Cine Pipoquinha, que traz cinema brasileiro de animação para o público infantil, acompanhado, é claro, de muita pipoca. O evento, idealizado por Loic Gosselin, com curadoria de Verena Kael e Luciana Nogueira e edição de programação de Mariana Flor, tem como objetivo divertir e estimular nas crianças o hábito de frequentar o cinema.

Ao todo, são 36 curtas-metragens que revelam temas e histórias diversas, como a de um pinguim que se aventura para salvar um grande animal selvagem encalhado próximo ao seu iglu. Entre as tantas narrativas também está a de Olly, um garoto que encontra um ovo, mas não sabe o que é. Ele observa, chacoalha e quando finalmente o ovo se quebra: surpresa!

As animações são originárias de vários estados brasileiros e foram reunidas em programas com cerca de 45 minutos de duração cada um. A cada dia da mostra você confere um programa diferente, composto sempre de nove curtas-metragens.

Cine Pipoquinha é realizado em parceria com a agência de conteúdos Media Mundi. Durante a programação, o restaurante Panaroma, localizado no piso térreo, terá um cardápio elaborado especialmente para as crianças.

Veja abaixo a programação e a lista completa de curtas-metragens.

 

programação

sábado 19 janeiro 2013
11h
programa #1

domingo 20
11h
programa #2

sexta 25
11h
programa #3

sábado 26
11h
programa #4

domingo 27
11h
programa #1

sábado 2 fevereiro
11h
programa #2

domingo 3
11h
programa #3

 

sinopses dos programas

programa #1
Animágico! O Grande Amor
, de Paulo Henrique de Aragão, São Paulo (SP), 2011, 1min24
Este curta nos leva de volta à magia e ao inusitado dos filmes criados pelos pioneiros da arte audiovisual. Em uma de suas apresentações, o Animágico! se depara com algo mais importante do que um truque divertido.

Uma Coisa Nova para Olly – um Ovo, de Mario Galindo, São Paulo (SP), 2011, 1min50
Olly encontra um ovo, mas não sabe o que é. Ele observa, chacoalha, mas, sem querer, quebra o ovo e fica assustado com a surpresa que sai de dentro dele.

Os Pequerruchos – o Meu Chapéu Tem Três Pontas, de Ana Claudia Grilo de Modesti e Júlio César de Modesti, São Paulo (SP), 2011, 1min37
Os Pequerruchos gostam muito de brincar e estão sempre à procura de novas aventuras. Seu passatempo favorito é fazer teatro, pois gostam de se fantasiar e de interpretar histórias. No curta O Meu Chapéu Tem Três Pontas a turminha vai aprontar muito, experimentando os mais variados tipos de chapéu. De quem será esse chapéu? Se não tiver três pontas não é meu!

O Grande Salto, de Viviane Adade, São Paulo (SP), 2008, 1min24
Na esperança de concretizar um grande feito, a personagem deste curta não pensa duas vezes e reúne tudo o que pode para realizar o seu maior sonho – o que pode não terminar muito bem.

O Entregador de Pizza, de Hederson Marques, São Paulo (SP), 2007, 2min44
A difícil tarefa de entregar pizzas sem grandes problemas! Será que é possível?

Coices e Coceiras, de Eddie Souza, Rio de Janeiro (RJ), 2010, 3min36
O que aconteceria se, sem querer, um cavalo se apaixonasse por uma carrapata? Descubra nesta romântica história.

Turminha da Vida, de Eduardo Drachinski, Florianópolis (SC), 2011, 5min30
Em uma escola muito divertida estudam Alex, Bia, Gabi e Rafa – a inseparável Turminha da Vida. Certo dia, Alex é desafiado por outros meninos a atirar uma pedra em um dos passarinhos que vive no pátio da escola. Ao fazer isso, passa por momentos emocionantes de tristeza e alegria, dor e renovação, descobrindo que devemos sempre ter consciência das nossas escolhas.

Cuca no Mundo da Música, de Ramon Faria, Belo Horizonte (MG), 2011, 7 min
Em uma de suas viagens, Cuca chega ao mundo da música. Lá ele se diverte com os instrumentos musicais e, o mais importante, mostra que temos de conviver com as diferenças, sempre em harmonia.

Quando as Cores Somem, de Luciano Lagares, Curitiba (PR) e São Paulo (SP), 2009, 15 min
Laila percebe que as cores de suas pinturas se modificam no escuro. O problema é resolvido com a simples recomendação dada por um cego à menina: ao ficar no escuro, use a imaginação!

[indicado para todas as idades] _L

programa #2
Animágico! Le Grand Finale
, de Paulo Henrique de Aragão, São Paulo (SP), 2011, 1min24
Extra! Extra! Veja o Animágico! em sua mais audaciosa apresentação. Uma produção que nos leva de volta à magia e ao inusitado dos filmes criados pelos pioneiros da arte audiovisual.

Uma Coisa Nova para Olly – um Guarda-Chuva, de Mario Galindo, São Paulo, 2011, 1min50
Olly encontra um guarda-chuva, mas não sabe o que é. Vê um botão, aperta e o guarda-chuva abre. Quando vem a chuva, ele se protege, mas algo inesperado acontece.

Os Pequerruchos – da Abóbora Faz Melão, de Ana Claudia Grilo de Modesti e Júlio César de Modesti, São Paulo (SP), 2011, 1min54
Todos colocam os ingredientes na panela e percebem o quanto é divertido descobrir novos sabores! Enquanto Dudinha e Aninha brincam de fazer doces, os meninos mandam ver na requebrada! Venha visitar a casa de Fabinho, Pepinho e Julinho e saber que tipo de doce é esse que se pode fazer com abóbora, melão e melancia.

Cada Dia, de Eduardo Drachinski, Florianópolis (SC), 2011, 3min25
Flávio Santos & Amigos apresentam Cada Dia, com Gisleine Rocha e Doce Turminha. Cada dia que houver pra mim/Cada ave a voar/É motivo pra eu sorrir/É razão pra cantar.

Bud’s Songs Time, de Hélder Nóbrega, São Paulo (SP), 2012, 3min47
Acompanhe a história do velho Roxx, que caminha mais uma vez pelo deserto de Gueramba. Ele chega até seu local preferido e, como de costume, começa a tocar uma canção. A música atrai o monstro Bud, um velho conhecido seu.

Ops!, de Marlos Lima, São Paulo (SP), 2007, 3min54
A rotina de um pinguim muda completamente quando um grande animal encalha próximo ao seu iglu. A partir daí, ele faz uma série de tentativas para salvar seu amigo selvagem.

A Varinha Mágica, de Ramon Faria, Belo Horizonte (MG), 2012, 5min49
Uma jovem garotinha, fã devota (e única) de um velho e decadente ilusionista, descobre que o mundo pode ser realmente mágico. Um filme cheio de efeitos especiais e muita música.

TamanduAbandeira, de Ricardo de Podestá, Goiânia (GO), 2011, 8 min
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida. Só alguns passos o separam dela, porém, são passos que devem ser dados no asfalto.

A Princesa e o Violonista, de Guto Bozzetti, Porto Alegre (RS), 2008, 10 min
Uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina que tenta entender o que sua mãe está sentindo, descobrimos uma bela história.

[indicado para todas as idades] _L


programa #3

Uma Coisa Nova para Olly – uma Lanterna
, de Mario Galindo, São Paulo (SP), 2011, 1min50
Olly deixa seu ioiô cair num buraco. Ao lado, vê uma lanterna, mas não sabe o que é. Quando aperta o botão, a lanterna acende, ele brinca com ela e consegue recuperar seu ioiô.

Os Pequerruchos – Peixe Vivo, de Ana Claudia Grilo de Modesti e Júlio César de Modesti, São Paulo (SP), 2011, 1min50
Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria? Pepinho e seus amigos também gostariam de saber. Será que os pastores da aldeia sabem a resposta? Se quiser desvendar o mistério, venha fazer companhia para essa turminha!

Musicaixa, de Jackson Abacatu, Belo Horizonte (MG), 2010, 2 min
Uma caixa de música e sua proliferação de sons.

Vovó Tá na Cozinha, de PG Santiago, São Paulo (SP), 2012, 3 min
Enquanto a vovó prepara o jantar, você acompanha o passo a passo de cada prato com a ajuda de uma divertida música.

O Nervosinho, de Nelson Botter Jr., São Paulo (SP), 2011, 3min16
Fabinho é um menino muito nervosinho; vive brigando e maltratando as pessoas. Até que um dia seu pai lhe traz um presente que pode mudar essa situação.

Zimbú, de Marcos Strassburger Souza, São Paulo (SP), 2010, 3min35
Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

Cadê Meu Rango?, de George Munari Damiani, São Paulo (SP), 2012, 4 min
Bernard, preguiçoso e solitário, leva a vida tranquilamente em seu aconchegante lar. Certa manhã, vai pegar sua comida e não a encontra. Alguém teria pegado? Quem? Bernard encara o roubo como um desafio e busca formas de pegar esse “ladrão”.

Rua das Tulipas, de Alê Camargo, Brasília (DF), 2007, 10min19
Acostumado a criar soluções para todos os moradores da Rua das Tulipas, um grande inventor – depois de ver a felicidade dos seus vizinhos – descobre que ainda falta fazer uma pessoa feliz.

Max e a Liga da Defesa, de Paulo GC Miranda, Goiânia (GO), 2011, 15 min
A Liga da Defesa foi criada pelo SuperMax e seus amigos Glóbulos Brancos. Com o lema “conhecimento e ação”, a Liga tem a missão de proteger os seres humanos que estão constantemente em contato com germes utilizando suas poderosas armas: os bons hábitos de higiene.

[indicado para todas as idades] _L

programa #4
Uma Coisa Nova para Olly – uma Raquete
, de Mario Galindo, São Paulo (SP), 2011, 1min50
Olly encontra uma raquete, mas não sabe o que é. Uma bolinha sapeca entra em cena e ele descobre a utilidade da raquete. Só que a bolinha quase o deixa maluco. Será que Olly consegue dar uma lição nessa bolinha?

Spiney – o Porco-Espinho, de Lucas Oliveira Scapim, São Paulo (SP), 2010, 1min32
Spiney é um pequeno porco-espinho que ama deliciosas rosquinhas. Um dia, enquanto se deliciava com uma delas, uma coisa incrível acontece: uma rosquinha gigante aparece. Entusiasmado pela descoberta, ele joga a que ele tinha fora, para agarrar sua nova obsessão. Mas logo percebe que as coisas não são bem como aparentam ser.

Espreme Água, de Julio Carvalho, Rio de Janeiro (RJ), 2011, 2min13
Em um universo imaginário, um astronauta solitário vive a eterna rotina de consumir sua única fonte de sobrevivência.

O Sapo Surfista, de Paulo Pappera, São Paulo (SP), 2012, 2min51
O Sapo Surfista
conta a história de dois filhotes do zoológico que vão à piscina de bolinhas para brincar. Chegando lá, encontram o sapo que não lava o pé dormindo. Hippi, o hipopótamo, tropeça e cai na piscina, criando uma grande onda de bolinhas. O sapo, assustado, acorda e começa a surfar.

Os Pequerruchos – Eu Perdi o Dó, de Ana Claudia Grilo de Modesti e Júlio César de Modesti, São Paulo (SP), 2011, 3 min
Eu Perdi o Dó
vai ensinar para a criançada as notas musicais. Pegue a sua viola e venha se divertir com a turminha mais fofa que você já viu!

O Mundo Real, de Estêvão Teuber Pereira, São Paulo (SP), 2009, 3min26
Sempre que surge uma oportunidade, este menino não hesita e sorri para ela. Em sua bicicleta ele vai em direção à estrela e se entrega à imaginação. Seus olhos ainda estão fechados, até que ele começa a enxergar tudo ao seu redor. Aceita essa nova realidade, desprende-se e segue rumo à luz de um mundo novo.

O Entregador, de Rogério Beltrame Nicoleli, Curitiba (PR), 2011, 4min10
Quando vai entregar um velho piano de cauda, grande e pesado, nosso herói começa uma parceria com alguém que vai fazer parte de sua vida para sempre!

Bailarino e o Bonde, de Rogério Nunes, São Paulo (SP), 2009/2011, 10min20
Ah! Que belos tempos aqueles em que a gente pegava o bonde para ir à escola, ao trabalho, a todos os lugares... Até estes ônibus barulhentos chegarem. Bailarino e o Bonde é uma história que confronta o progresso e suas consequências imprevisíveis.

Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, Rio de Janeiro (RJ), 2009, 11min56
Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos proporcionar uma aventura fantástica.

[indicado para todas as idades] _L

II Mostra Cine Pipoquinha

sábado 19 e domingo 20 janeiro 2013
sexta 25, sábado 26 e domingo 27 janeiro
sábado 2 e domingo 3 fevereiro
11h

[indicado para todas as idades] L

[mais bem aproveitado a partir de 3 anos]

entrada franca

[distribuição de ingressos 30 minutos antes do início de cada programa]

sala itaú cultural 202 lugares

 

Estacionamento conveniado, com entrada pela Rua Leôncio de Carvalho.

Estacionamento gratuito para bicicletas.

Acesso para deficientes físicos.

 

Compartilhe