Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

É tudo verdade 2021 | 18ª conferência internacional do documentário homenageia Chris Marker

Palestras e entrevistas abrem perspectivas sobre o documentarista, escritor, fotógrafo, ensaísta e artista multimídia, autor de mais de 50 filmes e pioneiro do cinema experimental

Publicado em 31/03/2021

Atualizado às 17:15 de 16/08/2022

Libras

A 26ª edição do É tudo verdade – festival dedicado ao cinema documentário, que neste ano ocorre entre 8 e 18 de abril – promove no Itaú Cultural (IC) a 18ª conferência internacional do documentário, com palestras e entrevistas em homenagem ao centenário do cineasta Chris Marker (1921-2021). Os vídeos são pré-gravados e serão transmitidos aqui no site e no nosso YouTube em 7 e 8 de abril.

Na quarta 7, às 11h, após a abertura com o diretor-fundador do É tudo verdade, Amir Labaki, e o diretor do IC, Eduardo Saron, é exibida uma masterclass com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema. Depois, às 15h, Anna Glogowski, integrante do comitê de seleção do festival, faz uma entrevista com o cineasta Silvio Tendler (saiba mais sobre sua vida e obra) para tratar do homenageado.

Já na quinta 8, às 11h acontece a palestra Chris Marker e a América Latina, trânsitos estéticos e políticos, com Carolina Amaral, autora do livro O cinema latino-americano de Chris Marker, fruto de seu doutorado. Por fim, às 15h, outra masterclass, com o crítico de cinema Bill Nichols.

Acesse detalhes dos eventos na aba Programação.

Chris Marker foi escritor, fotógrafo, artista multimídia, ensaísta e documentarista. Produziu mais de 50 filmes e foi um pioneiro do cinema experimental, do filme-ensaio e da videoarte. Marca sua produção um interesse pelo tempo e pela memória. Saiba mais sobre sua obra neste artigo da revista Ciência e cultura.

É tudo verdade | 18ª conferência internacional do documentário [com interpretação em Libras]
quarta 7 e quinta 8 de abril de 2021
às 11h e às 15h
on-line | site do Itaú Cultural

[livre para todos os públicos]

Compartilhe