Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento

Movimento que conta com a participação de mais de cem gestores e representantes do setor cultural, o Fórum Brasileiro pelos Direitos...

Publicado em 31/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais é um movimento que reúne mais de cem instituições, gestores e representantes do setor cultural na busca de uma agenda articulada para as políticas públicas. Entre as áreas representadas estão música, teatro, circo, dança, artes visuais, audiovisual, arquitetura, museus e centros culturais, literatura e promoção de direitos. Uma das principais pautas do fórum é o investimento na economia da cultura como eixo transversal para o desenvolvimento.

No dia 16 de novembro, das 9h30 às 18h, será realizado no Auditório Ibirapuera o encontro Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento. No evento, serão apresentados indicadores e informações estatísticas sobre a cadeia produtiva de setores relevantes da cultura e projetos culturais que transformaram socioeconomicamente realidades de várias regiões do Brasil. Acontece ainda uma mesa de debate sobre os desafios e as oportunidades para a construção de uma política para a economia da cultura no país.

As inscrições podem ser realizadas aqui, gratuitamente.

Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento
quarta 16 de novembro de 2016

as 8h (credenciamento) às 18h

Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 2 – São Paulo/SP)

Entrada gratuita

Programação

8h às 9h30

Credenciamento

9h30 às 9h40

Abertura institucional

com Eduardo Saron (Itaú Cultural)

9h40 às 10h

Palestra: Economia da Cultura I

com João Leiva

Fala-se sobre o potencial de público que existe na cultura e a relevância de termos indicadores capazes de orientar o seu fortalecimento e a ação do setor público.

10h às 11h30

Produção de Estatísticas e Informações em Economia da Cultura

com Cristina Lins (ex-IBGE e consultora do MinC), André Limpi (Apex Brasil), Rosana dos Santos Alcântara (Ancine) e Mansur Bassit (Câmara Brasileira do Livro)

mediação de João Leiva

Conversa sobre dados quantitativos para o setor cultural e indicadores de impacto da conjuntura político-econômica nos mercados audiovisual, editorial e de exportação da arte e da cultura brasileiras.

11h30 às 13h

Cases: Economia da Cultura

com Antonio Grassi (Instituto Inhotim), Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri) e maestro Fábio Gomes de Oliveira (Grandes Musicais)

mediação de Maria Ignez Mantovani

Apresentação de estratégia, processos de desenvolvimento e aprendizados de instituições e projetos culturais.

13h às 14h30

Almoço

14h30 às 15h

Palestra: Economia da Cultura II

com Ana Carla Fonseca

15h às 16h30

Cases: Centralidade da Cultura

com César Piva (Polo Audiovisual Zona da Mata), Ruth Buarque (Associação Pracatum) e Jailson de Souza (Observatório das Favelas)

mediação de Ana Carla Fonseca

presentação de projetos culturais e seus impactos socioeconômicos.

16h30 às 18h

Debate: Oportunidades para Construção de uma Política para a Economia da Cultura

com Cláudio Lins de Vasconcelos (Secretaria de Economia da Cultura/MinC), Leandro de Carvalho (Secretaria da Cultura – MT), Guilherme Afif Domingos (Sebrae) e Patrícia Zendron (BNDES)

mediação de Eduardo Saron

A conversa reflete sobre como as várias esferas de atuação institucional podem contribuir para a criação de políticas que fortaleçam o sistema produtivo cultural.

Compartilhe