Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Editores – Caminhos da HQ (2ª Temporada)

O programa apresenta três jornalistas e editores de quadrinhos, com momentos distintos na trajetória profissional

Publicado em 07/11/2020

Atualizado às 14:21 de 25/11/2021

O programa apresenta três jornalistas e editores de quadrinhos, com momentos distintos na trajetória profissional:

Sidney Gusman é jornalista e editor, um dos fundadores e editor-chefe do Universo HQ (site especializado em quadrinhos com mais de 20 anos de atividade) e responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções (MSP). Ele conta que pretendia ser jornalista esportivo, mas acabou unindo suas habilidades com texto, pesquisa e conhecimento sobre quadrinhos – que até então tratava como hobby – e começou a escrever sobre HQs. Seu trabalho mais conhecido é a concepção e a edição da série Graphic MSP, na qual autores brasileiros recriam os personagens da Turma da Mônica utilizando seus próprios estilos.

Ramon Vitral é jornalista e editor do blog Vitralizado, espaço especializado sobre histórias em quadrinhos. Colabora com diversos veículos de imprensa, escrevendo sobre HQs, e estreou como editor com a Série Postal, uma coleção de HQs em formato de cartões-postais com trabalhos assinados por quadrinistas brasileiros de diferentes estilos e gerações (em seu primeiro ano, recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural, edição 2015-2016).

João Varella é editor e jornalista, fundador da editora Lote 42, da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes em São Paulo, e da Sala Tatuí, espaço de cursos e livraria com hora marcada. Ele conta um pouco sobre os bastidores da editora e sobre projetos editoriais.

Gravado em setembro e outubro de 2018, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

[ livre para todos os públicos]

Este é o último episódio da  segunda temporada de Caminhos de HQ. Essa temporada exibiu 11 episódios que mostram as trajetórias individuais ou em duplas dos artistas, além de abordar temas como sobre edição, público e representatividade.

Compartilhe