Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

37a Mostra Internacional de Cinema: apresentação especial

Cópia restaurada de “Nathan, o Sábio” será exibida na área externa do Auditório Ibirapuera  

Publicado em 04/10/2013

Atualizado às 20:46 de 02/08/2018

Depois de sediar o encerramento da edição de 2012 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com a projeção de Nosferatu, o Auditório Ibirapuera participa também neste ano da programação da 37aedição da maratona de filmes com a exibição do clássico do cinema alemão Nathan, o Sábio. A cópia restaurada do longa será projetada ao ar livre na área externa do Auditório Ibirapuera e ganha trilha composta especialmente para o filme pelo libanês Rabih Abou-Khalil e regida pelo maestro Carlos Prazeres, acompanhado pela Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). A exibição acontece no domingo, dia 27 de outubro, às 20h. A entrada é gratuita.

Nathan, o Sábio, dirigido por Manfred Noa, é a adaptação da peça homônima do poeta alemão Gotthorld Ephraim Lessing. Trata-se de um dos clássicos do cinema mudo alemão e aborda temas como a paz e a tolerância entre os povos. A história tem como pano de fundo a guerra religiosa entre cristãos, muçulmanos e judeus na Jerusalém do século XII e traz o ator Werner Krauss (O Gabinete do Dr. Caligari) em uma de suas melhores atuações.

Rabih Abou-Khalil
Nascido no Líbano, Khalil abandonou o país em decorrência dos conflitos da guerra civil libanesa em 1978 para estudar flauta clássica na Academia de Música de Munique, onde continuou sua formação. Ele é conhecido por suas composições que combinam as tradições musicais do mundo árabe com a improvisação do jazz e de técnicas clássicas europeias.

Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES)
Criada em 1972 pelo maestro Armando Prazeres e patrocinada há 25 anos pela Petrobras, a Orquestra Petrobras Sinfônica se caracteriza pela luta em prol da democratização do acesso à música clássica. Na sessão especial de Nathan, o Sábio, a orquestra será regida pelo maestro Carlos Prazeres. Regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia, é também regente convidado principal da OPES, na qual foi assistente do maestro Isaac Karabtchevsky até 2012.

Encerramento da Mostra Internacional de Cinema

domingo 27 de outubro de 2013
às 20h
duração: 120 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos] L

 

Compartilhe