Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontros de Cinema – Cinema de Animação

Edição especial do evento comemora o centenário da animação brasileira

Publicado em 31/07/2017

Atualizado às 12:42 de 03/08/2018

Libras

Em 2017 é comemorado o centenário da animação brasileira. Para celebrar, o Itaú Cultural, em parceria com Tania Anaya e Cesar Cabral, apresenta – de 21 a 27 de agosto – uma edição especial do Encontros de Cinema, com foco nos processos e nas políticas do cinema brasileiro de animação.

Confira os selecionados para o workshop com Rosana Urbes

O evento começa com a Mostra de Filmes na seção de vídeos do site Itaú Cultural. Nos dias 21 e 22, às 16h, será realizado o lançamento virtual das obras que integram a mostra, e elas ficam disponíveis no site até 27 de agosto. Todos os filmes são produzidos por artistas convidados para as mesas de debate do evento, que acontecem nos dias 24 e 25.

Na sede do instituto, a primeira atividade é uma masterclass com Bill Plympton, animador indie que soma mais de 30 produções em seu repertório – entre curtas e longas. No encontro, que acontece às 20h do dia 23, ele fala sobre seu processo de criação e as técnicas que usa em seu trabalho.

Nos dias 24 e 25 são realizadas quatro mesas de debate (duas por dia) nas quais diferentes convidados discutem o atual cenário brasileiro para produções de animação, abordando desde os processos criativos até as políticas públicas. O Filme de Longa-Metragem de Animação e O Vigor da Animação Fora do Padrão acontecem no dia 24, às 17h e às 20h, respectivamente. No dia 25, a mesa O Papel do Curta como Expressão e Formação ocorre às 17h; e A Animação Brasileira se Consolida, às 20h.

Em Cenas Comentadas: Rumos Animação, no dia 26, às 17h, autores de projetos de animação contemplados na última edição do programa Rumos Itaú Cultural falam de seus processos de criação e mostram trechos de seus trabalhos. No mesmo dia, às 19h, duas produções de Bill Plympton são apresentadas em Sessão de Filmes: Bill Plympton.

Para finalizar, nos dias 26 e 27, das 9h às 16h, a animadora, ilustradora e storyboard artist Rosana Urbes ministra um workshop dirigido a interessados em animação e ilustração. No primeiro dia será realizado o desenho de corpo, com modelo vivo, e no segundo os corpos desenhados serão animados. Para participar, é necessário se inscrever de 1o a 15 de agosto neste link. A lista de selecionados será divulgada no dia 18 de agosto.

Encontros de Cinema – Cinema de Animação
segunda 21 a domingo 27 de agosto de 2017

Entrada gratuita

Para mais informações, acesse a aba Programação.

Compartilhe