Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Escola IC: curso aborda produção e conservação da arte eletrônica e algorítmica

Entreolhares: arte e algoritmo – futuro do passado tem mediação da artista Rejane Cantoni. Inscreva-se a partir de 6 de abril na Escola IC

Publicado em 26/03/2021

Atualizado às 16:27 de 12/05/2021

Libras

De que maneira artistas produzem, mantêm e arquivam a arte eletrônica e algorítmica? Como as instituições selecionam, curam, colecionam e preservam artefatos culturais nato digitais? Como os colecionadores investem em arte nato digital? Qual é o futuro do mercado da arte digital?

Essas são algumas das questões que norteiam o curso Entreolhares: arte e algoritmo, em sua segunda edição com a temática o futuro do passado, que acontece de 3 a 18 de maio na Escola IC e conta com a mediação da artista e pesquisadora Rejane Cantoni.

Nos encontros, serão compartilhadas ideias de artistas, instituições e acadêmicos em redes mais amplas; ideias derivadas de conversas com Rafael Lozano-Hemmer, Isabelle Arvers, Leno Veras e Kendall Warson. O objetivo do curso é debater os desafios da criação, da manutenção e da preservação da arte algorítmica on-line e off-line. Focado no fazer, o curso visa colocar em perspectiva as práticas, teorias, estratégias e as ferramentas de manutenção, preservação, colecionismo e monetarização da arte nato digital.

O curso está estruturado em dois eixos, em encontros que se intercalam. O eixo Laboratório de ideias concentra-se no desenvolvimento de projetos a partir de uma metodologia de trabalho. O eixo Experimentos, por sua vez, tem como foco o compartilhamento das experiências de artistas e curadores de referência na área, tratando de dois temas principais: arquivo e difusão. Ao final, os alunos serão convidados a apresentar suas ideias, fortalecendo possíveis redes de atuação e construções colaborativas.

As inscrições serão realizadas na plataforma da Escola IC a partir das 9 horas de 6 de abril e vão até as 18 horas de 12 de abril. Serão disponibilizadas 50 vagas.

Entreolhares: arte e algoritmo – futuro do passado

inscrições
das 9h de 6 de abril até as 18h de 12 de abril de 2021 (horário de Brasília)
faça o login no site da Escola IC e inscreva-se

resultado
19 de abril de 2021
a relação de aprovados será divulgada na plataforma da Escola Itaú Cultural

aulas
de 3 a 18 de maio de 2021
das 17h às 19h

Semana 1

3 de maio, segunda-feira Encontro 1: Arquivos pessoais: analógico x digital 
4 de maio, terça-feira Encontro 2: Metodologia e exemplos de projetos 
5 de maio, quarta-feira Encontro 3: Obras arquivos

Semana 2 

10 de maio, segunda-feira Encontro 4: Seleção, documentação e mapas
11 de maio, terça-feira Encontro 5: Colecionismo
12 de maio, quarta-feira Encontro 6: Blockchain e cryptoart 

Semana 3

17 de maio, segunda-feira Encontro 7: Apresentação de projetos
18 de maio, terça-feira Encontro 8: Apresentação de projetos e fechamento

EAD

Compartilhe