Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Entreolhares – Workshop Cultura: Similaridades e Diferenças

Fotógrafo Mário Macilau discute identidade e imaginário cultural

Publicado em 14/06/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

Libras

Criada em 2014, a série Entreolhares – programa de formação em artes visuais – já abordou temas diversos, como as contranarrativas históricas na arte e a edição de vídeo em tempo real. Em julho, é realizada em parceria com a residência artística da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e conduzida pelo fotógrafo moçambicano Mário Macilau, que apresenta uma atividade sobre a construção cultural e o que envolve esse conceito. Os inscritos participarão de discussões sobre identidade e imaginário, explorando a subjetividade de questões como hábitos e crenças. O workshop terá interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar, é necessário se inscrever aqui.

Nos encontros, Mário confrontará as divergências e as semelhanças entre a cultura de Moçambique, país onde nasceu, e a do Brasil. Para esse debate, o fotógrafo leva os participantes a uma reflexão sobre a própria formação cultural, baseada em seus costumes, sua representatividade de imagem e, sobretudo, suas histórias e experiências pessoais. A partir disso, o artista desenvolverá um processo de criação conjunta, utilizando a arte em suas diferentes formas e com influências diversas.

O trabalho de Mário Macilau vem sendo reconhecido internacionalmente pelo uso da fotografia além da estética. Em suas obras, ele se preocupa em trazer informações e influências que podem educar e favorecer mudanças positivas na representatividade da arte.

As atividades são voltadas para artistas, curadores, videomakers, iniciantes e profissionais de todas as vertentes artísticas. Haverá 20 vagas e as inscrições podem ser feitas de 14 a 28 de junho, preenchendo o formulário aqui. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 1o de julho.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br ou pelo telefone 11 2168 1777 (terça a sexta, das 9h às 20h | sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h).

quinta 7 a sábado 9 de julho de 2016

quinta e sexta, das 18h30 às 22h, no Itaú Cultural
Sala Multiúso (piso 2)

sábado, das 10h30 às 17h, na Faap
Praça do Patriarca, 78, São Paulo-SP, CEP 01002-010

Entrada gratuita

 

Compartilhe