Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Escola do Auditório

Obra de Dorival Caymmi será o tema da apresentação

Publicado em 24/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

Em duas apresentações especiais de final de ano, com repertório que homenageia Dorival Caymmi e com a participação de Dori Caymmi, diversas formações da Escola do Auditório se encontram no palco do Auditório Ibirapuera, sendo elas a Obinha, Oba, Furiosa e Coro.

O tradicional espetáculo de encerramento do ano letivo da Escola contará com diferentes arranjos de canções de Dorival Caymmi, sob regência de Nailor "Proveta", Edson José Alves, Paula Valente, José Roberto Branco e Daniel Reginato. Algumas das músicas interpretadas serão “Vatapá”, “O que É que a Baiana Tem?” e “Canção da Partida”.

A Escola do Auditório, sob gestão do Itaú Cultural, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos) da rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática. Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção auditiva, conhecem a história da música brasileira, seus estilos, instrumentos e personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros.

Dorival Tostes Caymmi, mais conhecido como Dori Caymmi, é um cantor e compositor brasileiro, filho dos músicos Dorival Caymmi e Stella Maris. Nascido no Rio de Janeiro, teve forte influência não só de seu pai, mas também da bossa nova. Estudou teoria musical no Conservatório Lorenzo Fernandez e, em 1959, fez sua estreia profissional acompanhando ao violão a irmã Nana.

Dorival Caymmi é poeta, cantor e compositor baiano. Nascido em 30 de abril de 1914, cresceu assistindo aos saraus promovidos por seu pai, Durval Henrique, nos quais sua mãe, Aurelina, cantava. Compôs inspirado nas tradições do povo baiano e teve seu primeiro sucesso interpretado por Carmen Miranda em 1939, “O que É que a Baiana Tem?”. Faleceu em agosto de 2008, aos 94 anos, por consequência de um câncer renal que carregou por nove anos.

Escola do Auditório
sábado 6 e domingo 7 de dezembro
sábado às 21h e domingo às 19h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos gratuitos e retirados com uma hora e meia de antecedência
[livre para todos os públicos]

Compartilhe