Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso da Escola Itaú Cultural apresenta corpos brasileiros na dança

Programa autoformativo aborda as várias potencialidades e o desdobramento histórico da dança

Publicado em 02/11/2021

Atualizado às 10:42 de 29/10/2021

A partir de 2 de novembro, a Escola Itaú Cultural disponibiliza mais um programa do projeto Constelação das artes, desta vez voltado para as várias potencialidades e o desdobramento histórico da dança. Os corpos brasileiros na dança apresenta um panorama reflexivo-poético dos múltiplos contextos da formação de um pensamento sobre a dança no Brasil, ancorado na ideia das corpografias originárias e das múltiplas perspectivas das construções éticas, estéticas, culturais e históricas a partir do corpo.

O curso é dividido em três eixos: cartografias das danças do Brasil; adentrando terras e poéticas das danças brasileiras; e práticas corporais e processos artísticos. No primeiro, busca-se compreender manifestações e potências, em consonância com mudanças sociais e perspectivas históricas que permeiam o fazer artístico da dança e o ato de dançar. No segundo eixo, o objetivo é refletir criticamente sobre o percurso do corpo desde a nossa constituição originária até a contemporaneidade como uma das chaves para a discussão das identidades brasileiras. Por fim, a formação irá analisar aspectos culturais, formais e sócio-históricos que envolvem a produção da dança no país, ou seja, o estudo de manifestações culturais, ritualísticas, de tradições e ancestralidades, até a construção de espetáculos e companhias de dança, tendo em vista o processo de formalização e inclusive de institucionalização da dança.

Com uma carga horária de 20 horas, os materiais foram produzidos pelos professores Aline Serzedello Vilaça, Carla Ávila, Daniel Costa e Rodrigo Monteiro. Após a conclusão, há emissão de certificado.

Para realizar a formação, gratuita e 100% on-line, basta se cadastrar em escola.itaucultural.org.br e começar a estudar!

Constelação das artes: os corpos brasileiros na dança
curso livre
sem necessidade de inscrição prévia
sempre disponível – a partir de 2 de novembro

Recesso

A Escola Itaú Cultural entrará em recesso no final deste ano e retomará as atividades em março de 2022 com uma nova plataforma. Assim, os alunos interessados em realizar os cursos autoformativos disponíveis atualmente (veja a lista abaixo) têm até 30 de novembro para se inscrever. O prazo para conclusão é de 30 dias corridos a partir da inscrição, sendo a data-limite para obter a certificação 10 de janeiro de 2022. .

Cursos autoformativos da Escola IC:
>> Histórias do Brasil e das artes
>> Constelação das artes: Histórias da música e sonoridades brasileiras
>> Constelação das artes: História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose
>> Cultura alimentar e Escritas gastronômicas
>> Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI
>> Economia da cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial
>> Percurso nas artes para professores: A música e seus desdobramentos

Compartilhe