Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Especial Escola do Auditório

Espetáculo tem a participação especial de convidados  

Publicado em 29/12/2016

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

Libras

Nos dias 28 e 29 de janeiro, às 17h, todas as formações da Escola do Auditório [Obinha, Ano 1 (iniciação musical), Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Coro da Escola do Auditório e Orquestra Furiosa] sobem ao palco para apresentar o Especial Escola do Auditório, sob a regência de Nailor Proveta e Edson José Alves. O espetáculo, que celebra ainda o aniversário da cidade de São Paulo, conta com a participação dos convidados Jards Macalé e Marcelo Jeneci, no sábado, e de Chico César e Xênia França, no domingo.

O repertório da apresentação, diferente nos dois dias, é formado por composições dos respectivos convidados e por canções e sambas de nomes como Dominguinhos, Paulinho da Viola e Paulo Vanzolini, e reflete a filosofia da Escola do Auditório de se dedicar exclusivamente à música brasileira, com especial atenção para o universo popular. Segundo Nailor Proveta, diretor artístico-pedagógico da Escola e também compositor e arranjador, a escolha das canções destaca o encontro musical de culturas diversas e a contemporaneidade das letras desses autores, que trazem à tona questões importantes da nossa sociedade, discutidas pelos professores com os alunos.

“Paulinho da Viola, por exemplo, traz para suas composições diversas questões das comunidades dos sambistas cariocas. Dominguinhos, que era muito generoso, fazia suas músicas se colocando no lugar do povo nordestino. E esses convidados também mostram em seus trabalhos uma mensagem muito direta, que causa identificação e traz, de certa forma, questões da rua para as salas de aula e de espetáculo”, explica Proveta. “É muito importante que esses jovens não só conheçam a música como estrutura de educação, mas entendam a relação dela com o nosso sistema social e com as suas próprias histórias de vida.”

O Especial Escola do Auditório faz também a sua homenagem aos 463 anos de São Paulo por meio da composição “Ronda”, de Paulo Vanzolini, que ganhou novos arranjos. “São Paulo é uma cidade que recebe todo mundo. Não é em todo lugar que você encontra essa diversidade cultural”, diz Proveta, que chegou à capital paulista há cerca de 35 anos. “Essa música diz muito sobre a cidade. A boemia e o drama presentes na letra da composição a representam muito bem, colocando uma realidade desafiadora, em que a poesia procura pelos seus sonhos.”

A Escola do Auditório

A Escola do Auditório, sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes da rede municipal de ensino com idade mínima de 12 anos e que residem no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática. Os estudantes dos diversos grupos da Escola, como a Furiosa do Auditório, a Orquestra Brasileira do Auditório e o Coro da Escola do Auditório, aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção auditiva e conhecem a história da música brasileira.

Nailor Proveta acrescenta que a instituição forma não só instrumentistas e cantores, mas pessoas que se preocupam com o próximo e suas questões. “Algumas dessas questões acabam chegando por meio do repertório que nós trabalhamos com os alunos. Eu vejo isso, também, nesses compositores convidados para o Especial, que de certa forma cuidam de temas abrangentes, de situações cotidianas da sociedade que muitas vezes ninguém percebe”, diz. “Acredito que, como futuros músicos e/ou professores, esses jovens vão ter um embasamento muito bem fundamentado sobre qual é o papel deles na sociedade. A nossa escola, acima de tudo, cuida do ser humano.”

Especial Escola do Auditório
sábado 28 e domingo 29 de janeiro de 2017
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Compartilhe