Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Esperando Godot” entra para o catálogo da Itaú Cultural Play

Versão do texto de Beckett atualiza os conflitos para o contexto pandêmico; Zé Celso e Monique Gardenberg conversam sobre o filme em live especial

Publicado em 24/06/2022

Atualizado às 17:11 de 17/08/2022

Clássico de Samuel Beckett, Esperando Godot lida com a incessante espera por um encontro constantemente adiado. Nessa tragicomédia pós-Segunda Guerra Mundial, dois personagens aguardam a chegada de um sujeito talvez chamado Godot, enquanto lidam com conflitos existenciais. O espetáculo – que voltou recentemente aos palcos do Teatro Oficina – ganhou uma versão fílmica que atualiza os conflitos para o contexto pandêmico, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa e Monique Gardenberg.

Veja o filme na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Esperando Godot, o filme, marcou a retomada dos trabalhos do Teatro Oficina naquele momento de suspensão das atividades imposto pela covid-19. Como disse a diretora, tudo aconteceu por acaso e espontaneamente: “No meio do primeiro ano de pandemia, Zé Celso me ligou, era clara sua frustração com a imobilidade, o isolamento e a impossibilidade de trabalhar. Contei a ele que vinha ensaiando e filmando pequenas peças de forma remota ou presencial, com todos os protocolos de segurança. Zé se animou com essa possibilidade e logo lembramos de Godot, que havíamos montado em 2001. Vinte anos depois, a peça ganharia uma nova versão, no Teatro Oficina. O momento era propício, havia uma nova crise mundial”.

E ela acrescenta: “Esperando Godot fala da espera do homem por algo extraordinário que nunca acontece. Estávamos esperando a vacina. O Governo Federal tinha acabado de dispensar a Pfizer, nosso presidente pregava o oposto do que precisávamos para proteger a vida das pessoas. Estávamos no grau máximo do desamparo. Éramos todos Gogô e Didi”.

Gravado no emblemático teatro em São Paulo, o filme oferece ao espectador a possibilidade de penetrar na cena. “As câmeras podiam se aproximar ou se afastar inteiramente dos atores. Reforçar sua solidão ou captar seus breves encantamentos. Estabeleceu-se uma troca muito grande entre as câmeras e os atores; elas estavam vivas, atuando com eles. Nesse sentido, deixou de ser uma peça filmada para virar mesmo um filme. Procurei posicionar as câmeras de forma a servir à encenação do Zé Celso, em todas as suas explorações daquele espaço magnífico criado por Lina Bo Bardi”, diz Gardenberg.

“Às vezes, parava e pensava: ‘Meu Deus! Aqui reunidos, diante dos meus olhos, Zé, Lina e Beckett’.”

Fotografia colorida do filme Esperando Godot, na qual mostra dois homens vestidos com ternos pretos e camisas brancas. Eles estão no Teatro Oficina, em São Paulo.
Esperando Godot (imagem: divulgação)

Debate com os diretores

Em live especial, às 19h de 29 de junho, os diretores conversam com o jornalista, crítico, curador e pesquisador de teatro Kil Abreu sobre a concepção e a produção do filme, a adaptação da obra para o formato audiovisual e muito mais.

Zé Celso foi homenageado na Ocupação Itaú Cultural em 2009. Navegue pelo conteúdo exclusivo.

Compartilhe