Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Experiência 2012 | a rotina e o papel das instituições de arte

Em palestra aberta ao público, o programa conta com a presença de Agnaldo Farias e Ricardo Resende

Publicado em 30/10/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Seguindo mais uma etapa de seu processo de formação, o programa Experiência 2012 realiza no próximo dia 10 de novembro, das 11h às 13 horas, mesa de debate sobre instituições de arte. O bate-papo terá as presenças do curador e professor Agnaldo Farias e do diretor-geral do Centro Cultural São Paulo, Ricardo Resende.

A proposta é abordar questões relacionadas às instituições culturais, como sua rotina e dinâmica, os editais e processos de curadoria, os projetos desenvolvidos, as comissões de seleção e montagem de exposição, entre outros assuntos.

Na edição de 2012, o Experiência foi reelaborado e ampliou suas fronteiras, abrindo ao público as mesas que, em 2011, eram restritas apenas ao grupo dos selecionados, como parte de sua formação.

Para saber mais informações sobre o projeto clique aqui.

AGNALDO FARIAS
É professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, crítico de arte e curador. Foi curador geral do MAM/RJ e de exposições temporárias do MAC/USP. Realizou curadorias para o Instituto Tomie Ohtake, entre outras instituições, foi curador da representação brasileira da 25ª Bienal de São Paulo e curador geral, com Moacir dos Anjos, da 29ª Bienal de São Paulo.

RICARDO RESENDE
É mestre em história da arte pela ECA/USP. Trabalhou no MAC/USP e MAM/USP, quando desempenhou as funções de arte-educador, produtor de exposições, museógrafo, curador assistente e curador de exposições. Desde 1996, é consultor do Projeto Leonilson. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e diretor do Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional das Artes, do Ministério da Cultura. Em 2011 foi curador das mostras retrospectivas Sob o Peso dos Meus Amores, do artista Leonilson, no Itaú Cultural, e Sérvulo Esmeraldo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. E também curador geral do Arte Pará – Ano 30, em Belém do Pará. Em 2012 foi curador da mostra retrospectiva Sob o Peso dos Meus Amores, do artista Leonilson, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Atualmente é o diretor- geral do Centro Cultural São Paulo.

Mesa sobre Instituições de Arte, com Agnaldo Farias e Ricardo Resende
sábado 10 de novembro de 2012
das 11h às 13h
Sala Vermelha – Itaú Cultural

Entrada franca − ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos] L

Compartilhe