Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Experiência 2012 - Residências Artísticas

Palestra será aberta ao público e contará com a participação do curador independente Marcos Moraes

Publicado em 24/09/2012

Atualizado às 17:36 de 20/12/2018

No próximo dia 6 de outubro, às 11h, na sede do Itaú Cultural (Sala Vermelha), acontece mais uma etapa do Programa Experiência. Marcos Moraes, curador independente e coordenador do curso de artes visuais da Faap, fará uma palestra aberta ao público sobre Residências Artísticas.

A palestra irá propor uma apresentação sobre o que é a experiência do artista que se desloca a fim de desenvolver sua produção em um novo contexto, levando em conta as especificidades do lugar, das pessoas e das experiências estéticas que somente um deslocamento geográfico pode oferecer.

Marcos Moraes abordará as residências comentando sobre seu potencial, suas possibilidades de atuação, suas condições de desenvolvimento (histórico e na atualidade), seu conceito sob a perspectiva das redes, seu papel no processo de formação do artista e uma visão panorâmica sobre elas na atualidade, com foco em alguns exemplos, como o da Residência Artística FAAP (Edifício Lutétia e Cité dés Arts) da qual Marcos é coordenador há 15 anos.

As mesas são parte da formação dos selecionados do programa. Na edição de 2012, o Experiência foi reelaborado e ampliou suas fronteiras, abrindo ao público as mesas que, em 2011, eram restritas apenas ao grupo dos selecionados.

Marcos Moraes

Pela FAU-USP, o curador independente realizou doutorado na área de projeto, espaço e cultura e formou-se em direito e em artes cênicas. Possui especialização em arte, educação e museu pela mesma universidade, em museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em administração da cultura pela FGV/SP. Coordena a Residência Artística da Faap, seu Programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, e o Programa Faap/Fulbright Distinguished Chair in Visual Arts.

Compartilhe