Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Férias: seis filmes para ver na Itaú Cultural Play

Seleção traz obras infantojuvenis e documentais, além de uma sessão especial

Publicado em 07/01/2022

Atualizado às 15:54 de 27/10/2022

Veja abaixo seis filmes para conferir na Itaú Cultural Play (link) nas férias de janeiro. Para as crianças, a plataforma apresenta episódios da série Peixonauta, além das aventuras do Garoto Cósmico e do universo de Tito, em Tito e os pássaros.

Já para os adultos, três documentários prometem destaque na programação do mês: Crítico, de Kleber Mendonça Filho, tematiza o cinema; Os jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida, revisita um desaparecimento ocorrido na década de 1990; e Já que ninguém me tira pra dançar, de Ana Maria Magalhães, sessão especial da plataforma, aborda a vida e a arte de Leila Diniz por meio de entrevistas com personalidades que conviveram com a atriz.

Para as crianças

Garoto Cósmico (2007, 75 min)
direção: Alê Abreu

Em um mundo futurista, no qual as vidas são totalmente programadas e seguem rotinas bastante rígidas, três crianças, Cósmico, Luna e Maninho, resolvem se aventurar e descobrem um novo universo, esquecido no fantástico Circo Giramundo.

[livre para todos os públicos]

Peixonauta (2009, série, 12 min por episódio)
direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo

No primeiro episódio de Peixonauta, nozes e frutas desaparecem do Parque das Árvores Felizes. Sem ter o que comer, os bichinhos dali acabam pegando as cestas de piquenique dos visitantes. Peixonauta e seus amigos precisam investigar a causa dessa confusão e colocar tudo em ordem. Será que os gêmeos Pedro e Juca têm alguma relação com o mistério?

[livre para todos os públicos]

Tito e os pássaros (2018, 73 min)
direção: André Catoto Dias, Gabriel Bitar e Gustavo Steinberg 

Uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito, um menino tímido que vive com a mãe, rapidamente descobre que a cura está relacionada a uma pesquisa feita por seu pai sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia, encontrar seu pai e conhecer mais da sua própria identidade.

[livre para todos os públicos]

Cena da animação Peixonauta mostra o personagem acompanhado de sua amiga e um macaquinho. Eles estão rindo em uma floresta.
"Peixonauta" (imagem: divulgação)

Para os adultos

Crítico (2008, 76 min) [a partir de 21 de janeiro]
direção: Kleber Mendonça Filho

O documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta quanto como observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana tanto no fazer como no observar.

[classificação indicativa: 12 anos]

Já que ninguém me tira pra dançar (2021, 91 min) [em 15 e 16 de janeiro]
direção: Ana Maria Magalhães

A vida e a arte de Leila Diniz, um dos maiores mitos femininos brasileiros, são revistas pelo olhar sensível e sagaz de Ana Maria Magalhães. A autenticidade e a liberdade de ser e agir de Leila abriram caminho para a revolução sexual, durante os anos sombrios da ditadura militar. A estrela, que brilhou nos anos 1960, deixou um legado que permanece até hoje, 50 anos após a sua trágica morte.

[classificação indicativa: 16 anos]

Os jovens Baumann (2019, 76 min)
direção: Bruna Carvalho Almeida

Em 1992, durante um encontro realizado na propriedade da família, no interior de Minas Gerais, todos os jovens herdeiros da família Baumann desaparecem misteriosamente. O acontecimento é revisitado por meio de filmagens e fotografias antigas, na esperança de reconstituir seus últimos dias e solucionar o caso.

[classificação indicativa: 12 anos]

Saiba mais e assista aos filmes na plataforma.

Cena de Os jovens Baumann. Um rapaz veste uma camisa amarela e verde, olha para a câmera enquanto aponta para ela. Segura uma bengala com outra mão.
"Os jovens Baumann" (imagem: divulgação)

Mês de férias na Itaú Cultural Play
em janeiro de 2022

Acesse a plataforma Itaú Cultural Play.

Compartilhe