Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Arte como Respiro: assista à segunda leva de curtas-metragens

Obras ficam no ar entre 1º e 15 de dezembro

Publicado em 30/11/2020

Atualizado às 11:26 de 17/12/2020

O site do Itaú Cultural apresenta os mais de 190 curtas-metragens que integram o Festival Arte como Respiro – atualmente em sua quarta edição. Parte dessas obras foi exibida entre 16 e 30 de novembro; agora, a segunda leva vai ao ar entre os dias 1º e 15 de dezembro.

Criados a partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas e com duração máxima de três minutos, os trabalhos de ficção, documentários e vídeos experimentais estão agrupados nos nove programas listados a seguir. Feitas em diversas regiões do país e lançando mão de variadas técnicas e linguagens, as produções têm inúmeras afinidades e contrastes entre si – e as seleções propostas aqui são apenas algumas das muitas possíveis.

Os links podem ser acessados entre 1º e 15 de dezembro. Os filmes que integram o programa 4 (Corpo Político, Corpo Presente) contam com interpretação em Libras e legendas em português.

Programa 1: Olhares para Dentro – parte 2
Acentuada nos últimos tempos, a solidão pode abrir espaço para novas formas de encarar o que antes parecia não ter importância – como os detalhes de uma casa, seu mobiliário e os pequenos seres que a habitam –, além de criar terreno para olhares que se voltam para si mesmos.
Duração total: 42min35s

Programa 2: Janelas
Muitas pessoas passaram a olhar mais para dentro de si mesmas quando se viram isoladas em casa. Neste conjunto de filmes, no entanto, as janelas se abrem para que a rua, os vizinhos e até mesmo a Lua sejam redescobertos.
Duração total: 21min09s

Programa 3: Reminiscências – parte 2
Perdas. Ausências. Saudades. Memórias que vêm à tona por meio de relatos ou objetos. Reminiscências de cheiros, sabores, visões, sons. Redescobrir pessoas, animais, coisas e lugares. Lembrar e relembrar são pequenos atos de resistência, formas de manter viva uma memória coletiva ou individual.
Duração total: 27min12s

Programa 4: Corpo Político, Corpo Presente
Esta seleção de filmes mostra como corpos podem ser bandeiras nas batalhas que travamos ou suportes em que se traduzem nossa cultura, nossa identidade, nossos valores. Corpos que podem ser combativos ou que chamam para o combate. Que podem defender ou atacar. Viver ou morrer, por opção ou imposição.
Duração total: 30min51s

Programa 5: Femininas e Plurais
Uma seleção de filmes realizados por mulheres, com protagonistas femininas ou sobre o feminino. A potência da natureza da mulher, o empoderamento e a eterna e constante luta para reconquistar espaços.
Duração total: 31min55s

Programa 6: Poesias Concretas
Agressiva, injusta, resignada, abusiva, aglomerada e ao mesmo tempo solitária – essas são algumas das características da vida na cidade contemporânea. Mas há quem veja também a poesia nas esquinas, na rotina, na memória afetiva de um espaço público, na saudade de uma sala de cinema.
Duração total: 28min16s

Programa 7: Saberes Sagrados
O conhecimento como algo sagrado e as diferentes manifestações religiosas coexistentes. Não importa se no templo ou no terreiro, na igreja ou em casa, a espiritualidade aqui é exercida em liturgias, rituais, festas populares, com crenças escritas em páginas sagradas, mas também transmitidas nas tradições orais, passadas de pais para filhos, netos e bisnetos.
Duração total: 35min46s

Programa 8: Universos Oníricos
Em uma realidade que parece um sonho (ou pesadelo), os mundos imaginados, as fantasias e as distopias podem ser formas de lidar com o presente ou de forjar um futuro.
Duração total: 27min57s

Programa 9: Uma Pitada de Humor
Entre uma tarefa e outra, um café pode trazer a leveza necessária para seguir o dia. Os filmes deste conjunto oferecem a diversão da espontaneidade de um papo com os amigos, mas também reflexões amargas disfarçadas de um café com açúcar.
Duração total: 13min24s

Clique aqui para saber mais sobre a quarta edição do Festival Arte como Respiro.

Compartilhe