Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Comida de Favela

Mariana Aleixo e Shirley Villela/Redes da Maré Formação Rio de Janeiro / RJ O fortalecimento do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, é...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Mariana Aleixo e Shirley Villela/Redes da Maré
Formação
Rio de Janeiro/RJ

O fortalecimento do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, é o objetivo nuclear do Festival Comida de Favela. Nascido no Maré de Sabores, projeto da organização não governamental Redes da Maré, acontece entre 17 de setembro e 17 de outubro de 2015, com uma seleção das melhores receitas inscritas por comerciantes da região.

A Maré é um bairro formado por 17 comunidades e favelas à margem da Baía de Guanabara. Com uma população de cerca de 140 mil pessoas, tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade – em 2000, estava na 123a posição entre 126 bairros.

Com o festival, pretende-se motivar a qualificação e a melhoria da qualidade do serviço de alimentação nas comunidades da área, assim como incentivar que os habitantes do Rio descubram a complexidade e a riqueza da Maré. Duzentos comerciantes se inscreveram. A equipe escolhe quais deles compõem a mostra.

Durante o festival, os proponentes do evento apoiarão os selecionados quanto à organização com consultoria gastronômica, de estética, de higienização e de serviço. Para a divulgação, trabalha-se na montagem de uma rede de comunicação. Além disso, será disponibilizado transporte em três pontos da cidade (centro, zona sul e zona norte) aos fins de semana, com a intenção tanto de trazer visitantes de outros bairros quanto de fazer com que os moradores circulem entre as comunidades da Maré para votar nos pratos.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe