Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fevereiro de 2021: veja os destaques do Itaú Cultural no mês

Visita em 360 graus, Chiquinha Gonzaga, Escola IC, Itamar Vieira Junior, Toca Brasil, Augusto de Campos e mais

Publicado em 01/03/2021

Atualizado às 19:06 de 04/10/2022

Desde que retomou suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) divide suas atenções entre as exposições em cartaz e a programação e os conteúdos on-line que são destaques diários no nosso site, que, neste mês, teve mais 272 mil visualizações de páginas. Se você perdeu alguma coisa, relembramos abaixo as atividades mais importantes de fevereiro de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Visitas presenciais

Seguindo os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19, a sede do IC recebeu, em fevereiro, 3.563 visitantes (números até o dia 24), que prestigiaram a Ocupação Lima Duarte (disponível até 7 de fevereiro), a exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista e o Espaço Olavo Setubal (ambas em cartaz atualmente). Vale lembrar que você pode agendar o dia e o horário da visita neste link.

Visita em 360 graus

Se você não veio ver de perto as mostras, é possível conhecer a exposição de Beatriz Milhazes, com curadoria de Ivo Mesquita, nesta visita em 360 graus pelo espaço expositivo – o vídeo, publicado no dia 12 de fevereiro, já conta com mais de 8 mil visualizações no YouTube. Você pode escolher quais eixos pretende olhar enquanto o processo de criação é comentado pela própria artista, que traz observações a respeito de seu trabalho e impressões e percepções sobre sua obra.

Abram alas: Ocupação Chiquinha Gonzaga

No dia 24 de fevereiro foi inaugurada a 51a edição do programa Ocupação Itaú Cultural, desta vez homenageando a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga. A exposição apresenta um percurso pela vida e obra da artista carioca, autora de um expressivo e diverso acervo musical. Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural, Chiquinha foi defensora da autonomia pessoal, profissional e social da mulher. Clique aqui para acessar o site especial com materiais exclusivos sobre a artista.

Diálogos entre Educação e Arte com o Acervo Itaú Cultural 

Também em fevereiro foi lançado o livro Diálogos entre Educação e Arte com o Acervo Itaú Cultural, disponível gratuitamente para que professores e outros profissionais da educação levem a cultura para a sala de aula. O e-book traz os dez textos da série Artistas Mulheres Contemporâneas no Acervo, além de artigos de profissionais da educação que falam desse tema na prática. Acesse e/ou baixe o livro na nossa página do Issuu clicando aqui.

IC para crianças

Para o público infantil, o destaque continua sendo a nova fase do IC para crianças, comandada pelo ator e músico Filipe Edmo. Todos os sábados, às 11h, aqui no site e no YouTube, o artista traz vivências e brincadeiras para os encontros direcionados à criançada. Até o momento foram publicadas 6 aulas de um total de 12, que serão disponibilizadas até o fim de março. Os vídeos somam mais de 4.400 visualizações.

Vale lembrar que desde o início do distanciamento social, o IC para crianças traz atividades diversas, que envolvem aulas de dança, música, teatro, criação e brincadeiras. Todos os conteúdos estão reunidos aqui.

Efemérides

Em 12 de fevereiro destacamos os 85 anos do diretor de cinema e teatro Luiz Sergio Person com uma seleção de conteúdos especiais sobre sua vida e obra. Person, que faleceu aos 39 anos, em 1976, foi o personagem da 28a edição do Ocupação, ocorrida em 2016. 

O músico e poeta Arnaldo Antunes homenageia o poeta Augusto de Campos, que, no dia 14 de fevereiro, celebrou seus 90 anos.

Outra importante efeméride lembrada em nosso site foram os 25 anos da morte do escritor Caio Fernando Abreu. O escritor, famoso principalmente por suas cartas, faceleu aos 47 anos, vítima da aids, em 1996.

Também celebramos o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, em 7 de fevereiro, com uma seleção especial de materiais.

Homem aparece com o olho na lente de uma câmera de filmagem, em uma cena gravada em um lugar aberto. Duas pessoas aparecem no fundo da foto.
Person nas filmagens de O Caso dos Irmãos Naves (1967) (imagem: acervo da família Person)

Enciclopédia Itaú Cultural

Em parceria com o Guia dos Curiosos, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira apresentou dois vídeos com fatos e curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na cultura brasileira. Vale destacar que, em fevereiro, o site da Enciclopédia recebeu mais de 4 milhões e 800 mil acessos. 

Escola IC

Lançada no ano passado, a Escola Itaú Cultural abriu vagas para seus dois primeiros cursos em 2021: a especialização em Gestão Cultural Contemporânea e o programa Entre a Caixa Preta e o Cubo Branco: Panorama da Cenografia e da Expografia no Brasil, sobre os diferentes campos de atuação da cenografia e da expografia.

Vale lembrar que a Escola IC possui, atualmente, dois cursos autoformativos livres para todos os públicos, os quais podem ser realizados a qualquer momento: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras e História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose. Para acompanhar é necessário fazer seu login na plataforma da Escola IC – clique aqui. Em breve, outras formações serão divulgadas.

Shows, peças, leituras e debates on-line

Para quem quer curtir sem sair de casa, outra opção é o Palco Virtual – programação artística exibida no ambiente on-line –, que em fevereiro apresentou atrações de artes cênicas e música. O destaque foi Antônio Abujamra, a Voz do Provocador, programação que evidenciou o ator, apresentador e diretor falecido em 2015. André Abujamra, filho de Antônio, respondeu às perguntas da equipe do site na coluna Um Certo Alguém.

Confira a agenda cultural de março.

Lima Duarte segue disponível

Embora a mostra presencial tenha chegado ao fim, ainda é possível conhecer mais da história desse renomado ator brasileiro no site especial da Ocupação Lima Duarte, que conta com materiais exclusivos e outros presentes no espaço expositivo. De novembro para cá, a página recebeu mais de 64 mil visualizações.

Lima Duarte posa para foto. Ele está com uma mão cobrindo a boca e o queijo. Possui 83 anos, é calvo, com barba branca. Está olhando fixamente para frente. Usa uma camiseta verde. O fundo da imagem é vermelho.
Lima Duarte em foto de 2013, aos 83 anos (imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

E mais...

Leia a entrevista de Itamar Vieira Junior, autor do prestigiado livro Torto Arado, para a coluna Um Certo Alguém.

Ouça a quarta temporada do podcast Toca Brasil, programa que traz à tona a riqueza da música brasileira, em bate-papos com pessoas de destaque do universo musical.

Compartilhe