Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Filme sobre Inezita Barroso estreia na Mostra Internacional de Cinema

Documentário foi resultado de uma parceria nascida por ocasião da Ocupação que homenageou a artista, no Itaú Cultural

Publicado em 16/10/2018

Atualizado às 11:43 de 26/02/2019

Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo o filme Inezita, de Helio Goldsztein. A primeira sessão será no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, às 21h50, seguida de debate com o diretor. Ao longo da programação da mostra, o longa será exibido mais duas vezes: na sexta-feira 19 de outubro, às 17h45, no Cinearte Petrobras 2; e no sábado 27 de outubro, às 16h50, no Playarte Marabá – sala 4.

Assista ao trailer:

Resultado de uma parceria entre a TV Cultura e o Itaú Cultural, nascida por ocasião da Ocupação que homenageou a artista, em 2017, o documentário tem roteiro de Fabio Brandi Torres e fala dos mais de 60 anos de carreira de Inezita Barroso. Assim como na exposição, o filme apresenta as várias faces da artista: professora de violão (a atriz Eva Wilma está entre as ex-alunas), defensora ferrenha da preservação da música de raiz, pesquisadora, folclorista, violeira, atriz e apresentadora de TV por 35 anos.

Inezita Barroso: vida e obra contada em documentário dirigido por Helio Goldsztein (imagem: acervo pessoal Marta Barroso)

Entre as pessoas presentes no documentário, e que ajudam a contar a história da vida e da obra de Inezita, estão Ruth de Souza, Ary Toledo, Daniel, Nicete Bruno, Eva Wilma, Paulo Freire (que foi curador da Ocupação Inezita Barroso), Zuza Homem de Mello, Mary e Marilene Galvão e Renato Teixeira. As Galvão e Renato Teixeira também são alguns dos entrevistados para o site da Ocupação Inezita Barroso, e seus depoimentos podem ser vistos aqui.

 

Ficha técnica

Realização: TV Cultura
Direção: Helio Goldsztein
Roteiro: Fabio Brandi Torres
Produção-executiva: Eneida Barbosa
Edição e finalização: Solano Marreiros
Sonoplastia: José Antonio Lippo
Imagens: José Elias da Silva
Duração: 85 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

Compartilhe