Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Filmes e Vídeos de Artistas em Recife

Exposição reúne importantes obras produzidas por artistas brasileiros nos últimos 50 anos

Publicado em 16/07/2014

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

Obras audiovisuais que exploram e ampliam a linguagem do cinema e do vídeo são o foco da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, que acontece no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), em Recife, de 24 de julho a 21 de setembro de 2014.

Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, a mostra – que reúne significativas obras audiovisuais realizadas por artistas brasileiros nos últimos 50 anos – é dividida em dois núcleos: o histórico, possibilitado pela remasterização e recuperação de importantes produções, da década de 1970, de artistas como Nelson Leirner, Letícia Parente e Rubens Gerchman; e o contemporâneo, com trabalhos de nomes de destaque da nova geração, como Eder Santos, Brígida Baltar, Gisela Motta e Leandro Lima. “A coleção visa conservar obras passíveis de deterioração pela própria obsolescência da tecnologia. Ao mesmo tempo, reconhece a força criativa das novas gerações que trabalham com o audiovisual e que criam, por meio desse instrumental de sons e imagens, linguagens muito específicas”, destaca o curador.

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural é uma iniciativa pioneira de uma instituição cultural. Ela formaliza, por meio da aquisição, da conservação e da restauração, a constituição de um acervo permanente de obras audiovisuais feitas no país ao longo das últimas cinco décadas.

FILMES E VÍDEOS

Passagens 1 [Anna Bella Geiger, 1974, 12 min]
Por meio de uma narrativa sem começo nem fim, o trabalho revela a expressividade formal de uma mesma ação – o ato de andar pelos degraus de uma escadaria – apresentada repetidas vezes.

Coletas [Brígida Baltar, 1998-2005, 16m36s]
Criando uma relação intrínseca entre a performance e seu registro em vídeo, a obra mostra a artista coletando, em pequenos frascos, o ar de paisagens com neblina.

O Pintor Joga o Filme na Lata de Lixo [Cao Guimarães, 2008, 5min44s]
O vídeo Da Janela do Meu Quarto (2004), também de Cao Guimarães, é projetado na parede de uma galeria – e se abre para as intervenções de um pintor. Projeção e pintura se misturam na mesma superfície, formando uma reflexão sobre os caminhos que o cinema pode tomar.

Cinema [Eder Santos, 2009, 13m13s]
Transformando aspectos prosaicos do cotidiano em fenômenos poéticos, a obra explora o tempo próprio de uma série de objetos e situações registrados no interior de Minas Gerais.

Memória (Cristaleira) [Eder Santos, 2001]
A videoinstalação – com música de Paulo Santos e performance de Nádia Maria – discute as falhas, os ruídos e a instabilidade da memória por meio das imagens, extremamente fragmentadas, que são refletidas pelas peças dispostas em uma cristaleira.

Amoahiki [Gisela Motta e Leandro Lima, 2008, 8 min]
Realizado com base em uma visita à aldeia ianomâmi Watoriki, em Roraima, o vídeo apresenta uma visão onírica sobre a floresta e seus habitantes.

Marca Registrada [Letícia Parente, 1975, 9 min]
Em um único plano-detalhe, filmado por Jom Tob Azulay, a artista borda a frase “Made in Brasil” na sola de seu próprio pé.

Homenagem a Steinberg – Variações sobre um Tema de Steinberg: as Máscaras Nº 1 [Nelson Leirner, 1975, 7 min]
Fazendo referência aos hábitos e aos costumes da classe média brasileira e da sociedade de consumo, pessoas realizam atividades cotidianas usando máscaras pintadas em sacos de papel pardo – semelhantes às criadas pelo artista plástico Saul Steinberg nos anos 1950 e 1960.

A Arte de Desenhar [Regina Silveira, 1980, 2m38s]
O vídeo mostra uma espécie de jogo no qual mãos de carne e osso tentam imitar as formas e os gestos de sombras, ou silhuetas, de mãos. As imitações bem-sucedidas recebem salvas de palmas.

Sunday [Rivane e Sergio Neuenschwander, 2010, 5m17s]
Um papagaio, ao comer sementes, provoca inusitadas interferências na narração radiofônica de uma partida de futebol.

Triunfo Hermético [Rubens Gerchman, 1972, 12 min]
Síntese do pensamento do diretor, o vídeo tem como personagens as grandes esculturas de palavras que Gerchman começou a construir em 1971.

Planeta Fóssil [Thiago Rocha Pitta, 2009, 16 min]
Por meio da linguagem do vídeo, o trabalho cria um ambiente no qual a água, o fogo e a terra se encontram em plena mutação.

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

quinta 24 julho a domingo 21 setembro 2014
terça a sexta 12h às 18h
sábado e domingo 13h às 17h
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Rua da Aurora, 265 | Boa Vista, Recife PE
Fones 81 3355 6870/6871/6872
www.mamam.art.br

 

Compartilhe