Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Últimos dias | Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

Exposição reúne artistas pioneiros e contemporâneos do audiovisual experimental brasileiro. É a primeira vez que a coleção é apresentada...

Publicado em 03/03/2016

Atualizado às 10:20 de 03/08/2018

Quantos significados tem a palavra cinema? Os variados caminhos do audiovisual experimental são o foco da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, que ocorre na sede do instituto, em São Paulo, de 17 de março a 22 de maio. Em programação paralela, acontece um seminário sobre acervos videográficos.

A curadoria de Roberto Moreira S. Cruz abrange artistas pioneiros nessa área de expressão – como Letícia Parente, Regina Silveira e Anna Bella Geiger, atuantes desde a década de 1970 – e criadores de obras mais recentes, como a dupla Gisela Motta e Leandro Lima, Cao Guimarães e Thiago Rocha Pitta.

Pela primeira vez esse recorte da Coleção Itaú Cultural – que já passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) – viaja à capital paulista, para ser exibido em casa, na nossa sede. Para essa ocasião especial, trabalhos de Paulo Bruscky, Rafael França e Letícia Ramos foram adquiridos e complementam a coleção.

Além das obras, a exposição conta com uma extensa linha do tempo, que oferece um percurso pela história do audiovisual experimental – seus marcos históricos, suas obras artísticas, publicações de referência e eventos de destaque nessa área.

Programação paralela

Em 23 de março, o Seminário Internacional Filmes e Vídeos de Artistas aborda a constituição, a preservação e a exibição de acervos audiovisuais. Às 17h30, a mesa Acervo de Filmes e Vídeos de Artistas reúne a curadora de cinema e vídeo do Museu Reina Sofía, na Espanha, Cristina Cámara, a coordenadora-executiva de curadoria do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), Victoria Giraudo, e a curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) Cristina Freire. A mediação é da pesquisadora Christine Mello.

Às 20h, a mesa Cinema de Exposição: Curadorias recebe o curador da 32ª Bienal de São Paulo, Jochen Volz, o curador e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco Moacir dos Anjos e a curadora independente Jane de Almeida. A mediação é de Roberto Moreira S. Cruz. Saiba mais na matéria.

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural
quinta 17 de março a domingo 22 de maio de 2016

terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

pisos -1 e -2
[livre para todos os públicos]

Seminário Internacional Filmes e Vídeos de Artistas
quarta 23 de março de 2016

 às 17h30
Acervo de Filmes e Vídeos de Artistas
com Cristina Cámara, Victoria Giraudo e Cristina Freire
mediação Christine Mello

às 20h
Cinema de Exposição: Curadorias
com Jochen Volz, Moacir dos Anjos e Jane de Almeida
mediação Roberto Moreira S. Cruz

Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Compartilhe