Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família - 4 e 5 de junho

Conheça histórias de diferentes povos indígenas nas oficinas do fim de semana

Publicado em 20/05/2016

Atualizado às 10:25 de 03/08/2018

Libras

No Fim de Semana em Família dos dias 4 e 5 de junho, o Itaú Cultural recebe duas atividades interativas ligadas a histórias de povos indígenas brasileiros e sua cultura.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Às 14h, a pesquisadora e educadora Adriana Werneck Regina apresenta, na oficina O Menino que Virou Semente, uma narrativa mítica passada de geração para geração entre os povos Nambiquara e Irantxe. Dividida em três partes, a atividade procura despertar a valorização das diversas sementes que dão origem aos nossos alimentos.

Em um primeiro momento, há uma roda de contação de histórias na qual o mito é apresentado ao público. Em seguida, Adriana comanda um bate-papo com as crianças sobre quais alimentos elas conhecem e se já viram como eles são cultivados. Na terceira parte da atividade, é hora de colocar a mão na massa! Em pequenos grupos, os participantes poderão pintar ou modelar com argila um corpo utilizando formas de diferentes alimentos.

Dando continuidade à programação, a oficineira Isa Tximá, de origem Huni Kuin, etnia Kaxinawá, do Acre, promove uma atividade de pintura corporal indígena, às 16h. Isa apresenta as tintas obtidas do urucum (vermelha) e do jenipapo (preta) e explica quais são as origens, os significados e as funções das pinturas corporais na sua cultura. Com tinta preta comercial – uma vez que a tinta de jenipapo demora de 7 a 15 dias para sair da pele –, a oficineira realiza desenhos no rosto, nos braços e nas pernas dos participantes que desejarem e desenvolve uma dinâmica com as crianças, que poderão pintar umas às outras.

No fim de semana, o público ainda pode participar de duas atividades oferecidas pelo Itaú Cultural: o Cantinho da Leitura, que disponibiliza parte do acervo de literatura infantojuvenil da biblioteca do instituto, e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Oficina O Menino que Virou Semente
sábado 4 e domingo 5 de junho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (vagas: 30 crianças + responsáveis) – inscrições com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Oficina de Pintura Corporal Indígena
sábado 4 e domingo 5 de junho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (vagas: 30 crianças + responsáveis) – inscrições com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 4 e domingo 5 de junho de 2016
13h30 às 16h
Piso térreo

Compartilhe