Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 21 e 22 de outubro

Venha preparar pratos congoleses e assistir ao espetáculo Sobre Raízes & Flores

Publicado em 06/10/2017

Atualizado às 12:11 de 03/08/2018

Libras
Audiodescrição

No Itaú Cultural o penúltimo fim de semana do mês é dedicado a conhecer um pouco mais da nossa própria cultura – a do interior do país – e a aprender sobre a cultura da República Democrática do Congo. No início da tarde, às 14h, Pitchou Luambo realiza a Congolinária – Oficina sobre Alimento e Cultura do Congo e por meio da preparação de uma sobremesa típica aproxima adultos e crianças da cultura congolesa. Na sequência, às 16h, o pesquisador Eduardo Agualuz apresenta o espetáculo Sobre Raízes & Flores, um Cancioneiro Encantado, inspirado em um universo fantástico e de matriz brejeira, do interior da Bahia.

A comida, que nutre, e a cozinha, que aproxima e acolhe as pessoas, são ferramentas importantes no processo de aprendizado sobre a cultura daquele que vem de fora. A Congolinária – Oficina sobre Alimento e Cultura do Congo propõe a troca de informações sobre os costumes, a história do Congo e a condição do próprio refugiado. Antes das oficinas haverá um bate-papo sobre a situação política, social e econômica do congo.

Eduardo Agualuz | foto: Hofel

Sobre Raízes & Flores, um Cancioneiro Encantado é uma apresentação de legado familiar, numa narrativa de raízes populares, sob cantos de roda, contos de diversas regiões do Brasil, e rica apresentação gestual, ornamentada por cenografia e elementos que se enraizaram na identidade e nas bases culturais do Brasil. O projeto musical é dividido em três conjuntos de oralidade interpretada ao violão pelo folclorista, pesquisador e brincante Eduardo Agualuz.

Congolinária – Oficina sobre Alimento e Cultura do Congo
sábado 21 domingo 22 de outubro de 2017
14h às 15h30
piso 2 – 30 lugares
[inscrições a partir das 13h30]

Sobre Raízes & Flores, um Cancioneiro Encantado
sábado 21 domingo 22 de outubro de 2017
16h às 17h
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares
[distribuição de ingressos a partir das 14h]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 21 e domingo 22 de outubro de 2017
11h30 às 16h30
piso térreo

 

Compartilhe