Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 24 e 25 de junho

Atividades tratam sobre as temáticas de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade

Publicado em 05/06/2017

Atualizado às 10:53 de 03/08/2018

Libras

A programação de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade traz, além de eventos voltados para o público adulto, atividades pensadas especialmente para os pequenos. No Fim de Semana em Família dos dias 24 e 25 de junho, acontecem no instituto a oficina Feliz Aniversário, João! e o espetáculo A Princesa e a Costureira, que promovem reflexões sobre identidade de gênero de modo lúdico e divertido.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Às 14h, tem início a oficina Feliz Aniversário, João!. Ela começa com a contação de história do livro homônimo, escrito por Júlia Rosenberg e Priscilla Bertolucci e ilustrado por Thaís Stoklos, que também comandam a atividade. A história apresenta João, um garoto que tinha curiosidade em saber como era viver e fazer as coisas de um jeito diferente. Em seu aniversário, ele conta com a ajuda da avó em sua busca por respostas. Em seguida, Júlia, Priscilla e Thaís desenvolvem uma oficina de experimentação de roupas e acessórios com as crianças. Através da literatura e da brincadeira, o objetivo é auxiliar na desconstrução de estereótipos de gênero e fomentar um diálogo lúdico sobre expressão e identidade.

Depois, às 16h, a companhia Teatro da Conspiração de Santo André apresenta o espetáculo A Princesa e a Costureira. Destinada ao público infantojuvenil, a montagem é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Janaína Leslão. Na história, a princesa Cíntia é a protagonista, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho. Uma reviravolta, porém, surpreende a todos: Cíntia se apaixona pela costureira que deveria confeccionar seu vestido de noiva. A partir da linguagem de conto de fadas, o espetáculo levanta a temática LGBT e faz uma reflexão sobre diversidade acessível às crianças e adolescentes. Tanto a oficina quanto o espetáculo contam com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Além dessas atividades, no Fim de Semana em Família acontecem no Itaú Cultural o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, programações dedicadas à literatura infantojuvenill. No Cantinho, cerca de 30 livros ficam disponíveis para a leitura em família, e para participar da Feirinha basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro, entre os do local.

Oficina Feliz Aniversário, João!
sábado 24 e domingo 25 de junho de 2017
às 14h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (20 crianças) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo A Princesa e a Costureira
sábado 24 e domingo 25 de junho de 2017
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (70 lugares) – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 24 e domingo 25 de junho de 2017
11h30 às 16h30
piso -1

Compartilhe