Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 24 e 25 de setembro de 2016

A programação tem contação de histórias em Libras e exibição de curtas

Publicado em 14/09/2016

Atualizado às 10:31 de 03/08/2018

Libras

Nos dias 24 e 25 de setembro toda a família está convidada para uma contação de histórias especial com o Grupo Mãos de Fada, seguida do Cine Curtinhas.

Às 14h realizam-se sessões de contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o Grupo Mãos de Fada. Durante a atividade, pessoas surdas ou ouvintes podem entrar na magia das narrativas. O evento é dirigido a todos, pois no início da história os contadores ensinam alguns sinais de Libras, além de haver tradução para o português.

No dia 24 serão contadas as histórias “Os Compadres Corcundas”, de Luís da Câmara Cascudo, sobre dois compadres – um rico e um pobre – que vão parar na floresta e acabam recebendo o que merecem; e “A Tartaruga e a Fruta Amarela”, de Ricardo Azevedo, em que os animais de uma floresta, famintos, encontram uma árvore frutífera. No entanto, deparam-se com uma regra: só podem comer se souberem o nome da fruta!

Já no dia 25 o público pode conferir o conto indígena “A Lenda da Criação da Noite”, que fala de como antigamente só existia o dia e todos estavam cansados, e explora de que forma a noite apareceu no mundo. Também faz parte da atividade “O Curupira”, do folclore brasileiro, com a história de um guardião da natureza capaz de qualquer coisa para defender seu lar.

Sobre como são selecionadas as narrativas, Thalita Passos, uma das intérpretes do Grupo Mãos de Fada, diz: “Fazemos um trabalho de pesquisa de histórias e, depois de escolher, realizamos a tradução – uma versão em Libras, que é uma língua visual. Sempre nos preocupamos para que a contação seja tocante para surdos e ouvintes e pensamos com carinho em cada sinal e palavra que serão usados”.

O grupo existe há seis anos e hoje conta com sete pessoas – entre intérpretes fluentes em Libras e surdos. A contação no instituto será feita por Thalita e Carolina Fomin – contadoras ouvintes, tradutoras de Libras – e por Diogo Silva – palhaço e contador de histórias que é surdo.

A programação dos dois dias continua às 16h com o Cine Curtinhas! O evento promove a exibição, para o público infantil, de curtas-metragens brasileiros feitos por meio de diversas técnicas de animação. Para mais informações, clique aqui.

Contação de histórias com o Grupo Mãos de Fada
sábado 24 e domingo 25 de setembro de 2016
às 14h
piso -1 – 25 lugares

Entrada gratuita – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Compartilhe