Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 28 e 29 de janeiro

Santos-Dumont é personagem central em oficina e espetáculo para crianças

Publicado em 03/01/2017

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

Libras

No fim de semana que encerra a exposição Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú, sobre a vida do aviador, o Itaú Cultural promove duas atividades infantis que colocam as crianças em contato com esse brilhante inventor: a Oficina de Brinquedos Voadores e o espetáculo de teatro Sobre o Voo. Os dois eventos contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Comandada pela Cia. Pavio de Abajour, a Oficina de Brinquedos Voadores acontece às 14h. A equipe inicia a atividade contando uma história sobre Alberto Santos-Dumont e suas peripécias. Uma vez envolvidos no universo de criação no qual o aviador esteve imerso desde menino, os participantes são convidados para confeccionar seus próprios objetos voadores. A companhia ensina a construir brinquedos como aviões, planadores e hélices de papel, além de paraquedas para pequenos bonecos. Depois de prontos, é hora de testar o voo das pequenas invenções e se divertir!

A Cia. Pavio de Abajour dá continuidade à programação com o espetáculo que acontece às 16h. O grupo apresenta Sobre o Voo, dedicado à pesquisa de teatro de sombras. Na montagem, três divertidas mecânicas falam da infância de Santos-Dumont, época em que o inventor começou a se interessar pelo funcionamento das mais diferentes máquinas e engenhocas. Mesmo em um tempo em que o homem só andava a cavalo, de trem ou navio, o pequeno Alberto acreditava que seria possível voar. A peça trata, de forma lúdica e poética, da criação e de todo o seu processo, entre erros e acertos – processo através do qual Santos-Dumont foi capaz de inventar e construir o avião.

Nas edições do Fim de Semana em Família, o Itaú Cultural conta também com um espaço de literatura dedicado às crianças. Lá acontece o Cantinho da Leitura, com cerca de 30 obras infantojuvenis para leitura no local, e a Feirinha de Troca, na qual, para participar, basta trazer um livro, um gibi ou um DVD em bom estado e trocar por outro entre os disponíveis no espaço.

Oficina de Brinquedos Voadores
sábado 28 e domingo 29 de janeiro de 2017
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
foyer da Sala Vermelha (piso 3)

Entrada gratuita (20 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo Sobre o Voo
sábado 28 e domingo 29 de janeiro de 2017
às 16h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 28 e domingo 29 de janeiro de 2017
13h30 às 16h
piso térreo

Compartilhe