Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 30 e 31 de julho

Construção de pião e mostra de curtas infantis fazem parte da programação

Publicado em 06/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

Libras

Hoje em dia, brincar é muito diferente do que era no passado. A programação do Fim de Semana em Família dos dias 30 e 31 de julho promove um retorno a esse tempo que passou e resgata um antigo brinquedo da cultura popular: o pião! Entre as atividades dedicadas às crianças há ainda a seleção de filmes Cine Curtinhas, com direito a pipoca e muita diversão!

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

O grupo JAC Oficina de Madeira comanda a Oficina do Pião. Um dos objetivos da atividade é a divulgação de tradições e saberes populares, de modo a preservar a cultura brasileira. Mais além, busca-se promover uma vivência na fabricação de artefatos manuais, a partir de técnicas e ferramentas artesanais. O brincar ganha novas dimensões e a montagem do pião também faz parte da brincadeira.

Acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a atividade é dividida em três partes. Na primeira, os oficineiros apresentam aos participantes utensílios como o torno e o martelo, que ajudarão na elaboração do pião. Construído o esqueleto do brinquedo, é hora de decorá-lo! Com canetinhas coloridas, cada criança personaliza o seu objeto de um jeito único. A ideia é que o lado criativo dos participantes seja despertado. Além disso, promove-se uma aproximação com as técnicas de produção cultural populares e uma interação não comercial ou massificada das crianças com o brinquedo. Para completar a brincadeira, com cola e barrinhas de madeira constrói-se um circuito que o pião percorre quando girado.

Em seguida, o Itaú Cultural apresenta o Cine Curtinhas, buscando estimular o contato da criançada com o cinema. Serão apresentadas animações brasileiras e haverá distribuição de pipoca e interpretação em Libras.

No Fim de Semana em Família, o público pode também visitar o Cantinho da Leitura – onde está disponível parte do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto – e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Oficina do Pião
sábado 30 e domingo 31 de julho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (30 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Cine Curtinhas
sábado 30 e domingo 31 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 30 e domingo 31 de julho de 2016
13h30 às 16h
Piso térreo

Compartilhe