Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Oficinas de música e de construção de instrumentos

Conheça as atrações do primeiro final de semana do mês

Publicado em 21/05/2015

Atualizado às 21:09 de 02/08/2018

Em junho o Itaú Cultural continua dedicando seus finais de semana à família. Crianças e adultos são convidados a se divertir juntos e a compartilhar experiências.

No primeiro sábado do mês, dia 6, acontece a oficina Prosa, Canto e Ginga, na qual Edmiriam Módolo Villaça apresenta alguns trechos de seu livro O Menino Sinhô – Vida e Música de Hermeto Pascoal para Crianças. O domingo, dia 7, também é dedicado à música; desta vez Edmiriam ministra uma oficina de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Os eventos são gratuitos, mas para o dia 7 é necessário inscrever-se (a partir de 22 de maio).

Hermeto Pascoal – nascido em 1936 na cidade Lagoa da Canoa, em Alagoas – é um dos maiores nomes da música brasileira, além de ser respeitado internacionalmente. O livros O Menino Sinhô, de Edmiriam Villaça, conta um pouco da infância do compositor, arranjador e multi-instrumentista  e os costumes de sua terra natal.

Na Prosa, Canto e Ginga, a autora apresenta trechos da história do artista, suas inquietações e descobertas. A música de Hermeto Pascoal, as brincadeiras, os jogos e as canções da cultura de Alagoas fazem parte da dinâmica da atividade. As crianças são convidadas, por exemplo, a utilizar a percussão corporal para aprender o ritmo do baião para em seguida cantar e acompanhar o primeiro grande sucesso de Hermeto, a canção O Ovo.

No domingo 7, Edmiriam Villaça volta ao instituto para comandar a oficina de construção de instrumentos musicais. Além da confecção, a socióloga conta um pouco da história dos instrumentos em diferentes culturas e ensina noções básicas de acústica, táticas de coleta de sucata e atividades de percepção auditiva. Para participar inscreva-se a partir do dia 22 de maio pelo telefone 2168-1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Oficina Prosa Canto e Ginga
sábado 6 de junho de 2015
às 14h
[não há limite de vagas]
[duração aproximada de duas horas]
[indicado para todos os públicos] [L]
Espaço Multiúso – Piso 2

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais
sábado 7 de junho de 2015
às 14h
30 vagas
[inscrições a partir do dia 22 de maio pelo telefone 2168-1876, de terça a sexta, das 9h às 20h]
[duração aproximada de duas horas]
[indicado para todos os públicos] [L]
Espaço Multiúso – Piso 2

Atenção! No dia 7 a Av. Paulista estará interditada entre a Rua Teixeira da Silva e a Rua Augusta devido à Parada do Orgulho LGBT. 

 

Compartilhe