Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – oficina e espetáculo estimulam o fazer poético

As atividades, que acontecem paralelamente ao Cantinho da Leitura e à Feirinha de Troca, são apresentadas pelo Núcleo Caboclinhas

Publicado em 18/10/2018

Atualizado às 09:59 de 18/10/2018

Libras
Audiodescrição

Para adultos e crianças que ficam encantados com o universo das palavras e da poesia, a programação do Fim de Semana em Família de 3 e 4 de novembro está um prato cheio. Nos dois dias, às 14h, as atrizes Aline Anfilo, Giuliana Cerchiari, Geni Cavalcante e Luciana Silveira, do Núcleo Caboclinhas, ministram a oficina Hora da Poesia. Partindo da apresentação de poemas escritos por autores como Câmara Cascudo e Tatiana Belinky, a garotada será estimulada a se aproximar desse fazer poético encenando pequenas histórias por meio da dança, da música e do canto.

Mais tarde, às 16h, é realizado o espetáculo Cora, Doce Poesia. Cheia de lirismo e música, a apresentação aborda a vida e a obra da poeta e contista goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), mais conhecida como Cora Coralina. Também dirigida pelo Núcleo Caboclinhas, em parceria com a preparadora corporal Aline Alves, a montagem retrata a trajetória de Cora em quatro fases, desde sua infância até sua velhice. A trilha sonora foi originalmente composta para o espetáculo pelo músico Zé Modesto, que ainda assina a direção musical da obra, e as canções são executadas ao vivo pelas próprias atrizes.

Cena do espetáculo Cora, Doce Poesia. (imagem: João Caldas)

Paralelamente às duas atividades, o público tem à sua disposição o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Nesses espaços as crianças podem consultar nossa seleção de obras infantojuvenis ou trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro título do mesmo suporte. A cada mês o trabalho de um autor é realçado no Cantinho da Leitura. Em novembro, o destaque é a escritora e ilustradora Angela Lago. Nascida em Belo Horizonte, em 1945, criou obras como A Festa no Céu (1995) e ABC Doido (1999) – livros nos quais palavras e imagens se juntam em um leque de possibilidades interpretativas. Falecida em 2017, Angela conseguiu dialogar com artistas plásticos consagrados e com a tradição popular brasileira.

Oficina Hora da Poesia [com interpretação em Libras]
sábado 3 e domingo 4 de novembro de 2018
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 crianças com um acompanhante cada uma

Entrada gratuita – inscrições a partir das 13h30

Espetáculo Cora, Doce Poesia [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 3 e domingo 4 de novembro de 2018
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 3 e domingo 4 de novembro de 2018
das 11h às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe