Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fortaleza exibe obras que descrevem O Egito desbravado por Napoleão Bonaparte

Do próximo dia 26 de outubro a 20 de janeiro de 2013, a Universidade de Fortaleza recebe a mostra "O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na...

Publicado em 31/10/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Do próximo dia 26 de outubro a 20 de janeiro de 2013, o Espaço Cultural Unifor, no campus da Universidade de Fortaleza, recebe a mostra O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú com curadoria do arqueólogo Vagner Carvalheiro Porto. Das 35 peças a serem exibidas, 21 fazem parte de Description de l'Egypte, coleção publicada em Paris entre 1809 e 1822, que descreve a expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte àquele país do Oriente. A obra é reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno. Os livros acompanham 14 reproduções fotográficas das matrizes em cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.

Organizada em cinco seções: Cartografia, Religião, Arquitetura, Egito Moderno e História Natural, a exposição apresenta 13 dos 21 volumes da Description de l'Egypte, com gravuras e alguns com mais de um metro de altura, abertos em página fixa, dentro de uma vitrine. Conta, ainda, com um dos dois livros publicados pelo artista e barão Dominique Vivant Denon (1747-1825). A exposição traz também um cronograma dos principais eventos da campanha napoleônica no Egito, além de 14 telas com imagens dos livros que podem ser manuseadas pelos visitantes.

O material em exposição foi produzido durante a viagem que Bonaparte fez em 1798 para o Egito, com uma força militar de mais de 55 mil homens e uma comitiva de 167 estudiosos entre artistas, gravadores, escultores, impressores, arquitetos, astrônomos, geógrafos, químicos, engenheiros de várias especializações, matemáticos, economistas, médicos, botânicos, zoólogos, orientalistas, escritores e intérpretes. Muitos dos estudiosos que viajaram para o Egito eram integrantes do Instituto da França, dentre eles o zoólogo Étienne Geoffroy Saint-Hilaire (1772-1844) e o inventor Nicolas-Jacques Conté (1775-1805), encabeçados por  Denon.

O barão seguiu pelo alto Egito e fez uma série de esboços das ruínas. O general reconheceu a importância do registro e pediu aos cientistas que medissem e desenhassem os monumentos. Dessa forma, Bonaparte formou a bases de Description de l'Egypte, que acabaria dirigindo a atenção do mundo para o Egito Antigo, desembocando nos modernos estudos da história. Em 1802, Denon publicou o livro Voyage Dans la Basse et la Haute Egypte que depois foi traduzido para o inglês.

Ao mesmo tempo, o francês Edme François Jonard organizava Description de l?Egypte, publicada em 1809.  Enquanto isso, Jean François Champollion, mais tarde conhecido como o "pai da Egiptologia", descobriu a chave para decifrar os textos em hieróglifo da Pedra da Rosetta desenterrada pelo exército em 1799. Esta descoberta permitiu aos sábios ler a antiga linguagem, o que levou a uma nova compreensão da história do Egito.

A mostra promovida pelo Itaú Cultural reforça a vocação do grupo de aproximar o público dos diferentes recortes da coleção do grupo, construída ao longo dos anos com o intuito de formar amplo e significativo acervo de arte e cultura. Ela já foi exibida no espaço expositivo do instituto e, mais recentemente, no Museu Nacional, em Brasília. "Apresentar um recorte tão importante deste acervo reafirma o compromisso da instituição com o público de democratizar o acesso à arte e a cultura", observa o diretor do instituto, Eduardo Saron.

SERVIÇO
O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú
Abertura: 25 de outubro de 2012, às 19h, coquetel para convidados
Em cartaz: 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013
Terças-feiras às sextas-feiras,  das 8h às 20h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Espaço Cultural Unifor Anexo -  campus da Universidade de Fortaleza
Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queiroz

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 3629-1017
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe