Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fórum Internacional de Bienais

Encontro terá como tema Como fazer bienais em tempos contemporâneos

Publicado em 13/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

Como fazer bienais em tempos contemporâneos é o tema do segundo Fórum Mundial de Bienais, que acontece em São Paulo entre os dias 26 e 30 de novembro, com workshops e palestras no Auditório Ibirapuera nos três primeiros dias do evento.

O Fórum Mundial de Bienais é um encontro de representantes de mais de cem bienais e interessados com o propósito de discutir temáticas do contexto internacional da arte contemporânea e das práticas de produção e organização de bienais.

O evento tem o papel de assinalar as preocupações fundamentais do cenário das bienais de arte, investigando e pesquisando os vários modos de operação e produção em diferentes regiões, com foco nas cidades de Dakar (Senegal), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia) e São Paulo – cidades que realizam bienais há pelo menos 20 anos.

O evento promove ainda o compartilhamento de experiências e a discussão de temáticas relevantes da arte contemporânea internacional e estabelece conexões com a cena local.

O Fórum, que neste ano tem parceria com o Banco Itaú, acontecerá paralelamente à 31ª Bienal de São Paulo e terá sua programação concebida pela mesma equipe de curadoria: Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença.

A abertura, no dia 26, será marcada pelo discurso de Peter Osborne – diretor do Centro de Pesquisas em Filosofia Europeia Moderna da Universidade de Kingston, em Londres –, que discutirá o formato das bienais na contemporaneidade.

Nos dias 27 e 28, estão programadas quatro mesas abertas ao público – 650 vagas serão disponibilizadas gratuitamente – que serão alternadas por workshops e palestras voltadas aos representantes das bienais.

Mais informações na aba Programação e inscrições no site.

Fórum Internacional de Bienais
quarta 26 quinta 27 e sexta 28 de novembro de 2014
[livre para todos os públicos]

Compartilhe