Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Novos nomes da fotografia no Brasil – Marta Egrejas – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Com curadoria de Cassiano Viana, a série apresenta os novos nomes e caminhos da produção fotográfica brasileira, de Norte a Sul do país

Publicado em 14/08/2020

Atualizado às 11:25 de 17/08/2022

por Cassiano Viana

Formada pela Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ambas no Rio de Janeiro, Marta Egrejas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1974) concentra sua pesquisa principalmente na fotografia e no vídeo, buscando um olhar pictórico em luzes, linhas, formas, desfoques, texturas, relevos, ruídos, muitas vezes com forte presença da abstração. Imagens que causam estranhamento, sugerem imaginações e remexem em lembranças de algo que se viu. Atualmente, a artista vive e trabalha em São Paulo.

A Campanhia (imagem: Marta Egrejas)

Com a palavra, Marta Egrejas.

“Esta foto é parte de um ensaio feito em um apartamento em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, de alma suburbana, onde nasci, morei por mais de 30 anos e continuei frequentando até sua venda. Possuía uma energia que se acumulou de forma forte devido à doença depressiva do meu pai, que, avesso a mudanças, não permitia obras nem mesmo um mínimo reparo.”

A Santa e o Interruptor (imagem: Marta Egrejas)

“Após sua morte o apartamento foi sendo desmontado. No entanto, tudo nele continuou falando: papéis, móveis, objetos, parede, chão. Nesta série (201, de 2017/2018), realizada com fotografia analógica, dou importância aos aparentemente banais, insignificantes ou não observados restos do dia a dia carregados de memórias com seus desgastes sofridos pela ação do tempo.”

A Santa e o Interruptor (imagem: Marta Egrejas)

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light.

Compartilhe