Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Livro sobre a trajetória do grupo 3NÓS3 é lançado

Obra foi contemplada pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014

Publicado em 01/12/2017

Atualizado às 12:02 de 03/08/2018

No dia 12 de dezembro, acontece na Sala Vermelha do instituto o lançamento do livro 3NÓS3Intervenções Urbanas, fruto de um projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014. Idealizada em 1982 pelo grupo de artistas 3NÓS3, formado por Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, e organizada por Ramiro, a obra literária documenta trabalhos de intervenções urbanas e de mídias realizadas pelo grupo paulista entre 1979 e 1982.

Mais do que textos, fotografias e reproduções de jornais e revistas que documentaram as intervenções e outros trabalhos realizados pelo 3NÓS3, o livro apresenta um resgate cronológico da produção artística urbana brasileira. Nas décadas de 1970 e 1980, destacam-se aspectos culturais que influenciaram a arte desse período: o grafite, a ascensão do punk rock, a música e o cinema independentes, a poesia de mimeógrafo e a arte xerox.

Entre as produções do grupo, as mais conhecidas são as intervenções Ensacamento, de 1979, em que o grupo encapuzou dezenas de esculturas e monumentos públicos da cidade de São Paulo com sacos de lixo; e X-Galeria, do mesmo ano, que lacrou várias galerias de arte da cidade simbolicamente com um “X” de fita crepe (acompanhado de um bilhete no qual se lia “O que está dentro fica, o que está fora se expande”).

O momento histórico em que a produção do grupo paulista está inserida também é relevante. Os movimentos sociais e estudantis, as reivindicações pela redemocratização, as greves trabalhistas e a considerada arte alternativa (independente e marginal) são aspectos pautados pelos textos de três pesquisadoras no livro – Annateresa Fabris, Adelaide Pontes e Erin Aldana se debruçaram de forma mais sistemática sobre a produção do 3NÓS3 e o período de sua atuação.

Assista ao vídeo do projeto:

   

   

O lançamento do livro, editado pela Editora UBU, terá uma fala de Mario Ramiro e de Elaine Ramos, da UBU. Com 240 páginas, a obra contou com a coordenação editorial de Miguel Del Castillo.

Lançamento do livro 3NÓS3 – Intervenções Urbanas
terça 12 de dezembro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe