Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Protocolo Elefante

Grupo Cena 11 apresenta espetáculo de dança

Publicado em 05/08/2016

Atualizado às 10:29 de 03/08/2018

Na noite de 26 de agosto acontecerá a pré-estreia da apresentação Protocolo Elefante, projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014. O espetáculo é um projeto do Cena 11 Cia. de Dança, que a partir de um método próprio de pesquisa procura aproximar a teoria e a prática da dança. A obra desenvolve questões complexas, como identidade e pertencimento.

Veja também:

>> Protocolo Elefante - Lançamento do livro Rumor

Existe um mito que diz que o elefante se afasta dos seus companheiros quando está próximo da morte. O fato é que, em razão da velhice, ele é impossibilitado de acompanhar o seu grupo. Entretanto, o animal só fica “sozinho” porque existe um “estar junto”. Protocolo Elefante investiga, no afastamento e no isolamento na iminência da morte, uma metáfora de separação e exílio. Trata-se de um ritual de descontinuidade e vestígio; é o entendimento da identidade como entropia. É propor um novo grupo compartilhando a solidão que nos define.

Juntos há pouco mais de 20 anos, os integrantes questionam: para que e por que continuar? Para responder a isso, desenvolveram um trabalho em cinco diferentes etapas: Espelho, Autorretrato, Solilóquio, Reencontro e Acontecimento.

As duas primeiras instâncias buscaram uma reflexão sobre o que a companhia é, respectivamente, para os outros e para si mesma. Em Espelho, os artistas Wagner Schwartz, Michelle Moura e Eduardo Fukushima trouxeram o seu ponto de vista sobre o Cena 11. Já em Autorretrato, os integrantes, ao longo de quatro meses, elaboraram uma autorreferência sobre as suas definições e o que os fazia permanecer juntos.

O Solilóquio, etapa central do projeto, se baseou no isolamento entre os bailarinos. O foco era trazer, em âmbito individual, uma investigação de si mesmo a partir dos resultados das primeiras etapas. As duas últimas instâncias, Reencontro e Acontecimento, ocorreram juntas e logo após o Solilóquio. Nesse desfecho, o grupo se reúne para trazer as suas experiências e os seus conflitos e deliberar as conclusões, pronto para as mudanças que virão a partir do projeto como um todo.

Com provocações buscando atingir o público, o espetáculo traz na dança os conflitos sobre pertencimento e o desenvolvimento da companhia. Em parceria, Pedro Franz traduz a etapa Solilóquio em uma publicação. A obra Rumor mistura diferentes materiais, como quadrinhos, observações do autor e anotações dos próprios bailarinos. O lançamento do livro acontece no Itaú Cultural no dia 23 de agosto.

Observação: o espetáculo terá 506 lugares.

Grupo Cena 11
sexta 26 de agosto de 2016
às 21h
[duração aproximada: 75 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[classificação indicativa: 16 anos]

Compartilhe