Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Escola IC oferece o curso História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose

Curso autoformativo traz análises sobre a história e a importância das práticas alimentares brasileiras e sua relação com a arte e a cultura brasileiras

Publicado em 04/12/2020

Atualizado às 16:27 de 05/10/2021

Um país é o que um país come? Os alimentos, as formas de preparo, as sociabilidades criadas em torno dos atos de cozinhar e de comer definem também uma cultura. Disponível a partir de hoje, 4 de dezembro, na Escola IC, o curso livre Constelação das Artes: História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose passeia por 13 itens que marcam a gastronomia do Brasil: mandioca, milho, dendê, arroz, boi, feijão, porco, peixe, açúcar, farinha, pimenta, galinha e cachaça.

Todos os pratos produzidos com esses ingredientes foram desenvolvidos com o tempo, são fruto de relações da sociedade e constituem práticas culturais. A narrativa abordada no programa fala não só dos produtos de base, mas também de técnicas e referências históricas, artísticas e literárias implicadas nesses saberes do alimento.

Esse curso autoformativo tem 13 aulas apresentadas pelos professores João Luiz Máximo da Silva e Sandro Marques, além de materiais complementares. Para receber o certificado, o aluno deve concluir as atividades em 30 dias. Participe e saiba mais sobre o que faz nossa cultura – mas venha almoçado, que um curso assim, de barriga vazia, ninguém aguenta!

História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose
curso livre

sem inscrições
sempre disponível – a partir de 4 de dezembro

faça o seu login na Escola IC e aproveite!

Projeto Constelação

O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os EADs que compõem esse projeto constroem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em conteúdos didáticos são apresentados por especialistas e disponibilizados na Escola IC para todos os públicos!

Ainda em dezembro, serão disponibilizados os cursos Constelação das Artes: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras, a partir do dia 11, e Constelação das Artes: os Corpos Brasileiros na Dança, a partir do dia 20 – saiba mais.

Compartilhe