Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Homenagem aos 70 anos de João Gilberto Noll

Playlist em homenagem ao aniversário do autor

Publicado em 15/04/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

Vídeos

João Gilberto Noll - Solidão Continental - AuTORES EM CENA (2011)

Playlist: Playlist: Homenagem aos 70 anos de João Gilberto Noll

Você está assistindo: 1/2 vídeos

João Gilberto Noll - Solidão Continental - AuTORES EM CENA (2011)

João Gilberto Noll - Jogo de Ideias (2011)

Na sexta-feira, 15 de abril, o romancista e contista João Gilberto Noll completou 70 anos.

Com seu livro de estreia, O Cego e a Dançarina (1980), ele teve destaque em premiações como a do Instituto Nacional do Livro, a da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Jabuti, na categoria Autor Revelação. Também escreveu títulos como A Fúria do Corpo (1981), Mínimos Múltiplos Comuns (2003) e Solidão Continental (2012).

Em homenagem a Noll, preparamos esta playlist para relembrar a sua participação em duas atividades no Itaú Cultural.

No programa Jogo de Ideias gravado em novembro de 2011, ele é entrevistado pelo jornalista Claudiney Ferreira e pelo escritor Daniel Galera. Nesse vídeo, Noll fala da relevância da voz e da musicalidade em seus textos, da importância da ambiguidade na arte como fuga do politicamente correto, da denúncia da velocidade do mundo contemporâneo – e, ao mesmo tempo, da atração por ela –, além da utilização de um mesmo protagonista em suas diversas obras.

No outro vídeo, parte do projeto AuTORES EM CENA, com curadoria do escritor Marcelino Freire, Noll encena trechos retirados de seus livros Lorde (2002) e Acenos e Afagos (2008), com direção e iluminação de Fernanda D’Umbra. O espetáculo Solidão Continental foi apresentado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em julho de 2011.

Compartilhe