Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Homenagem aos Professores

O espetáculo reúne mestres da Escola do Auditório se apresentando com diferentes formações

Publicado em 29/09/2017

Atualizado às 12:11 de 03/08/2018

Na sexta-feira 13 de outubro, às 21h, 30 professores* da Escola do Auditório se apresentam – sob a direção artística de Nailor Proveta –, com diferentes formações musicais, para celebrar o Dia do Professor e homenagear os mestres de todo o país.

Durante o espetáculo, os músicos se revezam em grupos que mesclam instrumentos de sopro, corda e percussão, além da voz, para mostrar um repertório composto de música instrumental e canções – como “Dura na Queda” (Chico Buarque), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil) e “La Muerte del Ángel” (Astor Piazzolla) – que ganharam novos arranjos.

No encerramento da apresentação, todos os professores sobem ao palco para interpretar juntos a composição “Yaô”, de Pixinguinha, com arranjo de Nailor Proveta.

Escola do Auditório

A Escola do Auditório, sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos de idade) da rede pública de ensino que residam no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática.

Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos e seus personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros, tanto nas aulas quanto nas apresentações realizadas pelos diversos grupos da Escola.

Desde o início das atividades, a Escola do Auditório, que tem direção artístico-pedagógica de Nailor Proveta, já formou quatro turmas (61 alunos), proporcionando a esses jovens a oportunidade de iniciar e desenvolver carreira na música.

O corpo docente da Escola do Auditório – que inclusive conta com a atuação de ex-alunos – é formado por 35 professores, que ministram aulas de percepção melódica e harmônica, percepção rítmica, harmonia, laboratório, práticas de conjunto, instrumento e orquestra. 
 

*Professores | Adriano de Andrade (cavaco), Airton de Assis (contrabaixo), Amador Longhini (piano), Aninha Ferrini (voz), Beatriz Pacheco (saxofone), Celso de Almeida (bateria), Daniel Reginato (voz), Douglas Braga (saxofone), Edinho Zeferino (trompa), Edson José Alves (violão de seis cordas), Erick Ariga (fagote), Everton Dantas (voz), Gabriela Machado (flauta transversal), Gian Correa (violão de sete cordas), José Luiz Braz (clarinete), Liw Ferreira (violão de seis cordas), Marcel Balciunas (percussão), Marco Rochael (clarinete e clarone), Michele Magalhães (voz), Nailor Proveta (clarinete), Pedro Ito (bateria e percussão), Renato Spinosa (voz), Rogério Clementino (contrabaixo), Rosana Moret (oboé), Rubens Mattos (tuba), Vagner Ordônio (saxofone), Valdir Ferreira (trombone), Vanessa Moreno (voz), Walmir Gil (trompete) e Wilson Alves (voz)

Homenagem aos Professores
sexta 13 de outubro de 2017
às 21h
[duração aproximada: 80 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

Compartilhe