Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Iconoclássicos em Macapá

Exibição dos filmes também traz debates com professores e especialistas

Publicado em 12/04/2013

Atualizado às 15:45 de 30/12/2019

A itinerância da mostra Iconoclássicos chega ao norte do país neste mês. A Casa Fora do Eixo Amapá, em Macapá, recebe entre os dias 23 e 27 de abril quatro filmes sobre renomados artistas contemporâneos − o cantor Itamar Assumpção, o cineasta Rogério Sganzerla, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo Zé Celso − e o feito por Cao Guimarães inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski.

Em Macapá, será exibido um filme por dia, seguido de um debate com especialistas e professores comentando as obras. Cada sessão dura três horas. Para saber mais, confira a programação abaixo:

terça 23 de abril
EVOÉ! Retrato de um Antropófago
(Tadeu Jungle e Elaine Cesar, São Paulo, 104 min, 2011)
[indicado para maiores de 16 anos] 16
Participação de Bárbara Vento − Atriz, arte-educadora, produtora cultural, musicista e fundadora do grupo musical PAIDEGUARÁ.

quarta 24 de abril
Assim É, se Lhe Parece
(Carla Gallo, São Paulo, 75 min, 2011)
[indicado para maiores de 16 anos]16
Participação de Cristiana Nogueira − Artista visual e mestra em arte e cultura contemporânea pela Uerj. É produtora e curadora independente e coordena o programa de extensão universitária Univercinema e o grupo de pesquisa Núcleo de Fotografia Contemporânea(Nufoc), que atua com ocupações visuais e intervenções urbanas.

quinta 25 de abril
Daquele Instante em Diante
(Rogério Velloso, São Paulo, 110 min, 2011)
[indicado para maiores de 16 anos]16
Participação de Adriana Abreu − Integrante do Pium Filmes, professora de literatura e declamadora do Grupo de Poesia Tatamirô, há muito tempo vem trabalhando com seus alunos a criação de performances poéticas teatrais, como veículo para o estímulo à leitura.

sexta 26 de abril
Mr. Sganzerla os Signos da Luz
(Joel Pizzini, Rio de Janeiro, 90 min, 2011)
[indicado para maiores de 14 anos]14
Participação de Alexandre Brito − Jornalista, especialista em artes visuais, fotógrafo, professor universitário e produtor cultural nas áreas da fotografia, cinema e HQs.

sábado 27 de abril
Ex Isto (Cao Guimarães, Minas Gerais, 86 min, 2010)
[indicado para maiores de 14 anos]14
Participação de Herbert Emanuel − Formado em filosofia pela UFPA, em 1987. Em 1989, ministrou as disciplinas filosofia da educação I e II no antigo Núcleo da Universidade Federal do Pará, em Macapá. Dez anos depois, lançou seu primeiro livro, Nada ou Quase uma Arte, com apresentação do poeta gaúcho Carlos Nejar. Em 1998, lançou, em parceria com o artista plástico e mímico Jiddu Saldanha, Cartões Poéticos. Alguns poemas seus estão incluídos na Antologia Poética – Poesia do Grão-Pará (2001) com seleção e notas de Olga Savary. Em 2006 lançou o livro Do Crepúsculo ao Outro Dia, em parceria com Jiddu Saldanha. Possui artigos publicados em vários jornais sobre temas artísticos, literários, filosóficos e culturais. Atualmente, prepara três livros de poemas − ISTO, RES e DESASPEREZAS − e um de ensaios, Guarda-Chuva Paradoxal.

 

Iconoclássicos em Macapá
de terça 23 a sábado 27 de abril de 2013
às 19h
duração: 3 horas (cada sessão)
capacidade: 200 pessoas

Entrada franca

Compartilhe