Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Imagens Expandidas

Coletivo Fotografia Expandida e Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos Experiência e formação Rio de Janeiro / RJ O projeto une...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Coletivo Fotografia Expandida e Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos
Experiência e formação
Rio de Janeiro/RJ

O projeto une práticas da fotografia à valorização da história e da cultura negra na zona portuária do Rio de Janeiro.

Entre outubro e novembro de 2014, artistas e moradores da região participaram de seis oficinas. Uma delas foi desenvolvida com famílias da Ocupação Mariana Crioula, que vivem em um casarão na Gamboa, bairro da região central da capital carioca. A proposta também contou com dois workshops, um ministrado pelo artista Eustáquio Neves e outro pelo fotógrafo Thiago Barros.

Durante as atividades, os participantes exercitaram o olhar fotográfico em caminhadas pela região, que concentra uma das mais importantes descobertas históricas e arqueológicas do Brasil: um cemitério secular de negros vindos da África. O lugar, no bairro da Gamboa, tornou-se um ponto de reflexão sobre a escravidão no Brasil e abriga o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, parceiro do projeto e palco de algumas das oficinas. A iniciativa contou também com a colaboração do Instituto Favelarte.

O catálogo virtual Imagens Expandidas – Memória e Resistência na Zona Portuária do Rio de Janeiro traz registros do processo criativo e textos reflexivos sobre os encontros e as ações realizadas por meio do projeto.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe