Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Imagens Impressas, exposição do Itaú Cultural, ganha itinerância em Curitiba

Com curadoria de Marcos Moraes, coleção explora diferentes tipos de gravuras

Publicado em 20/03/2017

Atualizado às 10:46 de 03/08/2018

A partir de 31 de março, a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural poderá ser visitada também em Curitiba, no Paraná. Quem recebe as obras é o Museu Oscar Niemeyer, aberto para visitação de terça a domingo.

A seleção de obras foi realizada por Marcos Moraes, que propõe o “pensar na linguagem gráfica e em outros caminhos de leitura e interesse ao longo desse fascinante empreendimento que foi a produção de imagens impressas”. O curador destaca a importância da gravura e sua presença na história. Como sua existência acompanha o desenvolvimento da própria humanidade, foi necessário um recorte para uma abordagem melhor.

A exposição apresenta, no recorte de 147 imagens impressas sobre o papel, a história de cinco séculos da produção gráfica europeia. Começando por xilogravuras produzidas no século XV, a mostra contém indicadores da evolução técnica e das ferramentas utilizadas na prática. É possível observar o trabalho de grandes artistas, como Martin Schongauer, Albrecht Dürer, Martin de Vos, Rembrandt van Rijn, Giovanni Piranesi, Francisco Goya e Honoré Daumier, nomes relevantes para que a gravura conseguisse autonomia, o que ocorreu no século XIX.

As gravuras, realizadas a partir de matrizes em superfícies diversas como madeira, pedra e metal, foram separadas de acordo com suas técnicas, temáticas e destinação. O objetivo é explorar essa linguagem gráfica e o caráter artístico das obras.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
sexta 31 de março de 2017 a domingo 23 de julho 2017
terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 12,00 e R$ 6 (meia-entrada)
às quartas, a entrada é gratuita

MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba/PR)


[livre para todos os públicos]

Mais informações em: museuoscarniemeyer.org.br ou pelo telefone (44) 3350 4400.

Compartilhe