Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

INA e os Sentidos da Imagem: Produção e Memória

Acervo do INA, da França, pela primeira vez no Brasil

Publicado em 22/08/2013

Atualizado às 20:44 de 02/08/2018

De 26 a 29 de setembro, acontece no Itaú Cultural, em São Paulo, a mostra INA e os Sentidos da Imagem: Produção e Memória. O ciclo de filmes traz parte do acervo do Instituto Nacional do Audiovisual (INA), organismo do governo francês para a conservação da produção para rádio e TV nacionais. Além da exibição de documentários – com foco no cineasta Jean-Luc Godard, na bailarina Pina Bausch e na inauguração de Brasília, entre outros temas –, o evento conta com debate e aula magna, que abordam as relações do audiovisual com as instituições e as tensões entre imagem e política. Todo o material exibido é inédito no Brasil.

São 17 filmes, em até quatro sessões por dia. Outros destaques são os registros de apresentações de Dizzy Gillespie (tocando composições de Vinicius de Moraes), Baden Powell (tocando a “Marselhesa”, o hino nacional da França) e Sonny Rollins; os filmes sobre a obra do surrealista Salvador Dalí, do arquiteto Henri Gaudin e do diretor de cinema Alain Resnais; e produções de teor político, como “Mensagens e Mentiras”, segundo episódio da série de maior relevância na TV francesa e europeia do final do século XX: Propaganda: a Imagem e Seu Poder.

Confira a agenda completa dos documentários na aba Programação.

O debate Os Sentidos da Imagem: Produção e Memória ocorre no dia 26, às 19h30. Compõem a mesa o presidente do INA, Mathieu Gallet, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. A mediação será feita por Claudiney Ferreira, gerente de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. A discussão aborda como as instituições produzem e mantêm acervos, levantando uma comparação entre os contextos do Brasil e da França.

No dia 28, às 18h, há uma aula magna com Jean-Louis Comolli, escritor, diretor e crítico de cinema, redator-chefe da revista Cahiers du Cinéma de 1966 a 1971 e autor de livros seminais para o estudo da sétima arte. O tema é a construção, pela elaboração da imagem, de um olhar político e crítico sobre o mundo.

INA
O Institut National de l'Audiovisuel foi criado em 1974. Seu arquivo contém mais de 3 milhões de horas em programas de rádio e TV, abrangendo o conteúdo de canais públicos franceses (70 anos de rádio, 60 de TV) e também os a cabo e por satélite, além de outros fundos particulares (AFP, National Geographic etc.) e de produção própria (cerca de 2 mil documentários em 30 anos). O primeiro centro no mundo dedicado a arquivamento digital e valorização de acervo, o INA é referência dentro e fora da França.

De acordo com Daniela Capelato, curadora da mostra: “Concebendo a televisão como agente educativo e transmissor de cultura, as produções do INA têm contribuído para a preservação da memória e da diversidade cultural”. Leia aqui o texto completo da curadora.

Mostra INA e os Sentidos da Imagem: Produção e Memória
quinta 26 a domingo 29 de setembro de 2013
Sala Itaú Cultural

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[livre para todos os públicos] 

Compartilhe