Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Inscrições encerradas: Laboratório de Curadoria, Arte e Educação

Curso abrange história, teoria e prática nas três áreas em destaque

Publicado em 02/02/2017

Atualizado às 17:42 de 19/12/2018

>> INSCRIÇÕES ENCERRADAS <<

Com 20 vagas disponíveis, estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação, curso apresentado pela artista Mônica Hoff e pela professora Fernanda Albuquerque – ambas também curadoras – que discute aspectos históricos, teóricos e práticos nas interseções entre o curatorial, o pedagógico e o artístico.

Para se inscrever, acesse o formulário [inscrições encerradas].

A formação acontece em 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 18h, no Itaú Cultural, em São Paulo, e enfoca o debate e a concepção de projetos nas áreas em pauta.

Entre as questões a ser abordadas: Quais as dimensões educativas das práticas curatoriais e artísticas? Como a curadoria pode ser uma ferramenta em projetos em arte e educação? Que diálogos entre curadoria, arte e educação ainda são possíveis?

O público esperado inclui artistas, educadores, curadores, mediadores, pesquisadores, estudantes e professores de artes visuais, letras, música, teatro, dança, moda e cinema, além de interessados em arte e cultura em geral.

O Laboratório de Curadoria, Arte e Educação é realizado por Fernanda e Mônica desde 2014 e já teve edições em Porto Alegre, em Florianópolis, no Rio de Janeiro e em Vitória.

Professores

Mônica Hoff é artista, curadora e pesquisadora. Mestre em história, teoria e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em processos artísticos contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). De 2006 a 2014, coordenou o projeto educativo da Bienal do Mercosul, atuando também como curadora na nona edição do evento, em 2013. Atualmente, coordena com a curadora Kamilla Nunes o Espaço Embarcação e o Grupo de Estudos Arco-íris em Processos Curatoriais, ambos em Florianópolis.

Fernanda Albuquerque é curadora, pesquisadora e professora de museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em artes visuais – história, teoria e crítica pela mesma universidade, com estágio na University of the Arts (UAL). Foi curadora assistente da 8ª Bienal do Mercosul, em 2011. No mesmo ano, atuou como coordenadora curatorial da Casa M. Entre 2008 e 2010, foi curadora de artes visuais do Centro Cultural São Paulo. Em 2010, recebeu o Prêmio Estudos e Pesquisas sobre Arte e Economia da Arte no Brasil, da Fundação Bienal de São Paulo.

Laboratório de Curadoria, Arte e Educação
sexta 10 e sábado 11 de fevereiro de 2017
das 9h às 18h

20 vagas – acesse o formulário de inscrição [inscrições encerradas]

piso -2

Compartilhe