Patrocínio de 98 projetos no Brasil, como Gira do Grupo Corpo
Foto José Luiz Pederneiras
Itaú Cultural 30 anos: arte e cultura brasileira para todos
Foto Andre Seiti
O maior acervo de arte da América Latina
Foto Chema Llanos
Espaço Itaú de Cinema
Foto Leandro Vendramini
Resgate de ícones da cultura brasileira
Foto Agencia Ophelia
Rumos: 20 anos de fomento à produção cultural brasileira
Foto Pedro Isaias
Programação diversificada e gratuita
Foto Divulgação
Auditório Ibirapuera: gestão de equipamentos públicos
Foto Sergio Castro
O Itaú Unibanco e a cultura brasileira_
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Instituto Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte da América Latina, ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Somente em 2017 o grupo investiu cerca de R$ 184,7 milhões em projetos culturais. Destes, R$ 115.291.914,62, ou seja, 62,4% do total, foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante foi executado por meio da Lei Rouanet. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de R$ 511,9 milhões.
Espaço Itaú de Cinema:
57 salas com programação diversificada em seis cidades_
O Espaço Itaú de Cinema está presente em seis cidades, em um total de 57 salas que oferecem programação, com ênfase em produções nacionais e independentes. Os oito complexos da rede somam 9,2 mil assentos - 198 destinados a espectadores com necessidades especiais. A iniciativa, que recebeu mais de R$ 10,6 milhões em investimentos em 2017, não utiliza recursos da Lei Rouanet.
Patrocínio de projetos sem Lei Rouanet: recursos próprios para estimular a cultura_
O Grupo Itaú Unibanco patrocina e apoia uma série de iniciativas culturais sem uso dos benefícios fiscais da Lei Rouanet. Entre os projetos que receberam recursos do banco, sem apoio desta lei de incentivo, estão o Carnaval de Salvador, as salas Espaço Itaú de Cinema, o Itaú Cultural, que também faz a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera e o desenvolvimento da Escola do Auditório.
Patrocínio de projetos com Lei Rouanet: investimento em 98 iniciativas em 20 estados_
Em 2017, o Itaú Unibanco apoiou, por meio da Lei Rouanet, 98 projetos culturais em 20 estados do país. Há oito anos, a seleção dos projetos é realizada por um comitê que reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
Itaú Cultural – 30 anos de apoio à cultura_
Em 2017, o Itaú Cultural completou 30 anos de dedicação à arte no Brasil, mantido pelo Itaú Unibanco. O instituto atua por meio de pesquisas, mapeamentos, incentivos, produção e difusão de projetos artísticos e culturais em todo país. No mesmo ano, o orçamento do instituto passou a ser composto exclusivamente por recursos diretos do Itaú Unibanco, sem a utilização de benefícios fiscais da Lei Rouanet. O aporte para as atividades do instituto em 2017 foi de R$ 93 milhões.
Desde 2009, a instituição vinha reduzindo as verbas incentivadas em sua operação e projetos. Enquanto se valia da Lei Rouanet a organização utilizava o Artigo 26 desta lei que prevê contrapartida no sistema e permite a dedução de 40% do IR (e não 100%, como previsto no Artigo 18) até o limite de 4% do imposto devido pelo mantenedor.
Fundada em 1987, a instituição realiza intensa programação gratuita em sua sede em São Paulo e em todo o país, por meio de parcerias com equipamentos culturais locais. São exposições de artes visuais, mostras de cinema e vídeo,
espetáculos de teatro e dança, seminários, encontros com artistas, debates sobre temas de todos os segmentos, cursos e shows, entre outras iniciativas.
Até o final de 2017, mais de 10 milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos seus 30 anos de existência. O Itaú Cultural responde, ainda, pela gestão e programação do Auditório Ibirapuera, equipamento público da cidade de São Paulo, e pelo desenvolvimento da Escola do Auditório, em iniciativas que não fazem uso da Lei Rouanet.
Desde 1997, o instituto realiza o Rumos, um dos maiores editais de financiamento e apoio da produção de projetos culturais e artísticos do país. Também mantém a mais abrangente enciclopédia brasileira das artes na web e está sob os seus cuidados o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo, com mais de 15 mil obras. Este conjunto da coleção tem sido apresentado ao público por meio de recortes em exposições itinerantes no Brasil e no exterior.
Presença nacional com
parcerias público-privadas_
O Itaú Cultural está em todo o país em parcerias com instituições culturais públicas ou privadas. Em vez de criar novos equipamentos, o instituto se une e fortalece às organizações existentes, conhecedoras das realidades locais, levando exposições, espetáculos, seminários e outras iniciativas para as diversas regiões brasileiras. Em 2017, o Itaú Cultural realizou mais de 800 atividades no Brasil e no exterior, alcançando mais de 760 mil pessoas, e as páginas da instituição no Facebook e no YouTube somaram mais de 290 mil visualizações de transmissões ao vivo das atividades.
Apoio à arte e cultura com
o Rumos Itaú Cultural_
O Rumos Itaú Cultural é o maior programa de mapeamento e fomento à produção artística e cultural brasileira. Desde a sua criação, em 1997, vem apoiando a produção e a difusão de trabalhos de artistas e pesquisadores por meio de editais públicos. A iniciativa já recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição – na mais recente (2017-2018), foram inscritos 12.616 projetos.
Nestes 20 anos, o programa já apoiou 1.458 projetos nas mais diversas áreas de expressão e modalidades conjunto que impactou mais de 6 milhões de pessoas em todo o país.
Enciclopédia Itaú Cultural:
história da arte brasileira na web_
Maior acervo de dados de artistas e da produção cultural no Brasil, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira reúne 172 mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras, alimentados por mais de 70 especialistas distribuídos pelo país. Em 2017, atingiu mais de um milhão de acessos únicos por mês em seu endereço; cerca de 13 milhões de acessos em todo o ano. A Enciclopédia também apresenta um layout e ferramentas de acessibilidade para o público surdo, cego ou com baixa visão.
Preservação da
cultura brasileira_
Acreditando que cultura é um patrimônio de cada país que deve ser preservado e difundido, o Itaú Cultural tem uma forte atuação no resgate da produção, história e processo de criação de importantes artistas da cultura brasileira. O instituto apoiou e apoia, ainda, a catalogação e a digitalização de acervos como do artista Hélio Oiticica, do músico Elomar Figueira Mello, da estilista Zuzu Angel, do arquiteto Oscar Niemeyer, do cenógrafo e artista visual Flávio Império, da fotógrafa Claudia Andujar, do crítico literário Antonio Candido e outros grandes brasileiros de todas as origens e segmentos artísticos.
Cultura voltada
para a educação_
Em seu portfólio, o instituto registra aproximadamente 800 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Em 30 anos, já foram distribuídos gratuitamente 980 mil itens a bibliotecas, escolas da rede pública, instituições culturais e emissoras de rádio e televisão públicas e comunitárias, além de pesquisadores, educadores, produtores e gestores culturais em todo o Brasil. A preocupação com a educação também se manifesta em uma intensa programação para escolas públicas e privadas na sede da instituição.
Projetos e iniciativas online ampliam o acesso_
O Itaú Cultural também é produtor de conteúdo para consumo na internet, com o objetivo de democratizar o acesso às suas iniciativas, que podem ser acompanhadas de qualquer ponto do país. A maioria das atividades da instituição conta com desdobramentos virtuais e parte da programação resulta em programas de rádio e TV distribuídos para uma rede de emissoras públicas e comunitárias. Alimentando a sua vocação de ser uma plataforma para a geração de conteúdos e manifestações artístico-culturais do Brasil, o instituto também criou seus meios de comunicação.
Oferta de cursos e formação acadêmica inéditos_
O Observatório Itaú Cultural oferece especialização em Gestão e Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, em aulas pela web, que recebeu mais de 12 mil inscrições e atendeu mais de 470 alunos do Brasil. Com a Semana de Gestão e Políticas Culturais, o instituto forma profissionais em cursos de 40 horas. Em 2016, com o IEA/USP, criou a Cátedra Olavo Setubal para discutir ciência, arte e tecnologia. O primeiro titular foi o cientista político Sérgio Paulo Rouanet. Em 2017, o titular é o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake.
Coleção Itaú: acervo para todos os brasileiros_
O Itaú Cultural conta com uma das maiores coleções corporativas de arte do mundo. Com mais de 15 mil peças, é constituída com recursos próprios, sem uso da Lei Rouanet. Para garantir o acesso do público, o Itaú Cultural realiza mostras gratuitas em sua sede e pelo país e exterior. Já realizou mais de 70 mostras vistas por mais de 1,8 milhão de pessoas de mais 20 cidades do Brasil e em seis países, como Argentina e França. Parte da coleção Brasiliana está em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, que reúne no instituto preciosidades das artes brasileiras desde o descobrimento.
Auditório Ibirapuera: gestão
e parceria público-privada_
Em 2011, o Itaú Cultural assumiu, por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo, a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Esta iniciativa não tem recursos da Lei Rouanet.
Entre 2011 e 2017, fez 1.064 apresentações e recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2017, foram 134, sendo 58 delas gratuitas, e recebeu 187 mil espectadores.
O trabalho inclui o desenvolvimento da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Já concluiu cinco turmas com 77 alunos formados.
Itaú Cultural: propósito e a nova identidade visual_
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Esse propósito, respaldado em princípios e em uma série de objetivos estratégicos, busca traduzir em uma sentença uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte. Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas é o propósito do Itaú Cultural.
<
>
Itaú Cultural comemora três décadas de existência_
Criado em 1987, o Itaú Cultural completou 30 anos de existência em fevereiro 2017. Celebrou com o público, artistas, pesquisadores e pensadores, dando vistas à sua missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e criatividade das pessoas. A principal iniciativa consistiu na montagem de uma grande mostra de arte, com obras impactantes do acervo do banco, para contar a transformação do Brasil nas últimas três décadas.
Em torno deste eixo central, o Itaú Cultural revitalizou um espaço público relevante para a cultura brasileira, criou um prêmio para homenagear nomes representativos no meio cultural, realizou uma mostra de cinema com filmes emblemáticos das últimas três décadas e ampliou o acesso à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e ao seu site com ferramentas de acessibilidade e de alcance responsivo.
Itaú Cultural em números: de 1987 a 2017_
2018 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
Patrocínio de 98 projetos no Brasil, como Gira do Grupo Corpo
Foto José Luiz Pederneiras
Itaú Cultural 30 anos: arte e cultura brasileira para todos
Foto Andre Seiti
O maior acervo de arte da América Latina
Foto Chema Llanos
Espaço Itaú de Cinema
Foto Leandro Vendramini
Resgate de ícones da cultura brasileira
Foto Agencia Ophelia
Rumos: 20 anos de fomento à produção cultural brasileira
Foto Pedro Isaias
Programação diversificada e gratuita
Foto Divulgação
Auditório Ibirapuera: gestão de equipamentos públicos
Foto Sergio Castro
O Itaú Unibanco e a cultura brasileira_
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do instituto Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte da América Latina, ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Somente em 2017 o grupo investiu cerca de R$ 184,7 milhões em projetos culturais. Destes, R$ 115.291.914,62, ou seja, 62,4% do total, foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante foi executado por meio da Lei Rouanet. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de R$ 511,9 milhões.
Espaço Itaú de Cinema:
57 salas com programação diversificada em seis cidades_
O Espaço Itaú de Cinema está presente em seis cidades, em um total de 57 salas que oferecem programação, com ênfase em produções nacionais e independentes. Os oito complexos da rede somam 9,2 mil assentos - 198 destinados a espectadores com necessidades especiais. A iniciativa, que recebeu mais de R$ 10,6 milhões em investimentos em 2017, não utiliza recursos da Lei Rouanet.
Patrocínio de projetos sem Lei Rouanet: recursos próprios para estimular a cultura_
O Grupo Itaú Unibanco patrocina e apoia uma série de iniciativas culturais sem uso dos benefícios fiscais da Lei Rouanet. Entre os projetos que receberam recursos do banco, sem apoio desta lei de incentivo, estão o Carnaval de Salvador, as salas Espaço Itaú de Cinema, o Itaú Cultural, que também faz a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera e o desenvolvimento da Escola do Auditório.
Patrocínio de projetos com Lei Rouanet: investimento em 98 iniciativas em 20 estados_
Em 2017, o Itaú Unibanco apoiou, por meio da Lei Rouanet, 98 projetos culturais em 20 estados do país. Há oito anos, a seleção dos projetos é realizada por um comitê que reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
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Itaú Cultural – 30 anos de apoio à cultura_
Em 2017, o Itaú Cultural completou 30 anos de dedicação à arte no Brasil, mantido pelo Itaú Unibanco. O instituto atua por meio de pesquisas, mapeamentos, incentivos, produção e difusão de projetos artísticos e culturais em todo país. No mesmo ano, o orçamento do instituto passou a ser composto exclusivamente por recursos diretos do Itaú Unibanco, sem a utilização de benefícios fiscais da Lei Rouanet. O aporte para as atividades do instituto em 2017 foi de R$ 93 milhões.
Desde 2009, a instituição vinha reduzindo as verbas incentivadas em sua operação e projetos. Enquanto se valia da Lei Rouanet a organização utilizava o Artigo 26 desta lei que prevê contrapartida no sistema e permite a dedução de 40% do IR (e não 100%, como previsto no Artigo 18) até o limite de 4% do imposto devido pelo mantenedor.
Fundada em 1987, a instituição realiza intensa programação gratuita em sua sede em São Paulo e em todo o país, por meio de parcerias com equipamentos culturais locais. São exposições de artes visuais, mostras de cinema e vídeo, espetáculos de teatro e dança, seminários, encontros com artistas, debates sobre temas de todos os segmentos, cursos e shows, entre outras iniciativas.
Até o final de 2017, mais de 10 milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos seus 30 anos de existência. O Itaú Cultural responde, ainda, pela gestão e programação do Auditório Ibirapuera, equipamento público da cidade de São Paulo, e pelo desenvolvimento da Escola do Auditório, em iniciativas que não fazem uso da Lei Rouanet.
Desde 1997, o instituto realiza o Rumos, um dos maiores editais de financiamento e apoio da produção de projetos culturais e artísticos do país. Também mantém a mais abrangente enciclopédia brasileira das artes na web e está sob os seus cuidados o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo, com mais de 15 mil obras. Este conjunto da coleção tem sido apresentado ao público por meio de recortes em exposições itinerantes no Brasil e no exterior.
Presença nacional com
parcerias público-privadas_
O Itaú Cultural está em todo o país em parcerias com instituições culturais públicas ou privadas. Em vez de criar novos equipamentos, o instituto se une e fortalece às organizações existentes, conhecedoras das realidades locais, levando exposições, espetáculos, seminários e outras iniciativas para as diversas regiões brasileiras. Em 2017, o Itaú Cultural realizou mais de 800 atividades no Brasil e no exterior, alcançando mais de 760 mil pessoas, e as páginas da instituição no Facebook e no YouTube somaram mais de 290 mil visualizações de transmissões ao vivo das atividades.
Apoio à arte e cultura com
o Rumos Itaú Cultural_
O Rumos Itaú Cultural é o maior programa de mapeamento e fomento à produção artística e cultural brasileira. Desde a sua criação, em 1997, vem apoiando a produção e a difusão de trabalhos de artistas e pesquisadores por meio de editais públicos. A iniciativa já recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição – na mais recente (2017-2018), foram inscritos 12.616 projetos.
Nestes 20 anos, o programa já apoiou 1.458 projetos nas mais diversas áreas de expressão e modalidades conjunto que impactou mais de 6 milhões de pessoas em todo o país.
Enciclopédia Itaú Cultural:
história da arte brasileira na web_
Maior acervo de dados de artistas e da produção cultural no Brasil, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira reúne 172 mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras, alimentados por mais de 70 especialistas distribuídos pelo país. Em 2017, atingiu mais de um milhão de acessos únicos por mês em seu endereço; cerca de 13 milhões de acessos em todo o ano. A Enciclopédia também apresenta um layout e ferramentas de acessibilidade para o público surdo, cego ou com baixa visão.
Preservação da
cultura brasileira_
Acreditando que cultura é um patrimônio de cada país que deve ser preservado e difundido, o Itaú Cultural tem uma forte atuação no resgate da produção, história e processo de criação de importantes artistas da cultura brasileira. O instituto apoiou e apoia, ainda, a catalogação e a digitalização de acervos como do artista Hélio Oiticica, do músico Elomar Figueira Mello, da estilista Zuzu Angel, do arquiteto Oscar Niemeyer, do cenógrafo e artista visual Flávio Império, da fotógrafa Claudia Andujar, do crítico literário Antonio Candido e outros grandes brasileiros de todas as origens e segmentos artísticos.
Cultura voltada
para a educação_
Em seu portfólio, o instituto registra aproximadamente 800 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Em 30 anos, já foram distribuídos gratuitamente 980 mil itens a bibliotecas, escolas da rede pública, instituições culturais e emissoras de rádio e televisão públicas e comunitárias, além de pesquisadores, educadores, produtores e gestores culturais em todo o Brasil. A preocupação com a educação também se manifesta em uma intensa programação para escolas públicas e privadas na sede da instituição.
Projetos e iniciativas online ampliam o acesso_
O Itaú Cultural também é produtor de conteúdo para consumo na internet, com o objetivo de democratizar o acesso às suas iniciativas, que podem ser acompanhadas de qualquer ponto do país. A maioria das atividades da instituição conta com desdobramentos virtuais e parte da programação resulta em programas de rádio e TV distribuídos para uma rede de emissoras públicas e comunitárias. Alimentando a sua vocação de ser uma plataforma para a geração de conteúdos e manifestações artístico-culturais do Brasil, o instituto também criou seus meios de comunicação.
Oferta de cursos e formação acadêmica inéditos_
O Observatório Itaú Cultural oferece especialização em Gestão e Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, em aulas pela web, que recebeu mais de 12 mil inscrições e atendeu mais de 470 alunos do Brasil. Com a Semana de Gestão e Políticas Culturais, o instituto forma profissionais em cursos de 40 horas. Em 2016, com o IEA/USP, criou a Cátedra Olavo Setubal para discutir ciência, arte e tecnologia. O primeiro titular foi o cientista político Sérgio Paulo Rouanet. Em 2017, o titular é o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake.
Coleção Itaú: acervo para todos os brasileiros_
O Itaú Cultural conta com uma das maiores coleções corporativas de arte do mundo. Com mais de 15 mil peças, é constituída com recursos próprios, sem uso da Lei Rouanet. Para garantir o acesso do público, o Itaú Cultural realiza mostras gratuitas em sua sede e pelo país e exterior. Já realizou mais de 70 mostras vistas por mais de 1,8 milhão de pessoas de mais 20 cidades do Brasil e em seis países, como Argentina e França. Parte da coleção Brasiliana está em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, que reúne no Instituto preciosidades das artes brasileiras desde o descobrimento.
Auditório Ibirapuera: gestão
e parceria público-privada_
Em 2011, o Itaú Cultural assumiu, por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo, a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Esta iniciativa não tem recursos da Lei Rouanet.
Entre 2011 e 2017, fez 1.064 apresentações e recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2017, foram 134, sendo 58 delas gratuitas, e recebeu 187 mil espectadores.
O trabalho inclui o desenvolvimento da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Já concluiu cinco turmas com 77 alunos formados.
Itaú Cultural: propósito e a nova identidade visual_
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Esse propósito, respaldado em princípios e em uma série de objetivos estratégicos, busca traduzir em uma sentença uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte. Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas é o propósito do Itaú Cultural.
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Itaú Cultural comemora três décadas de existência_
Criado em 1987, o Itaú Cultural completou 30 anos de existência em fevereiro 2017. Celebrou com o público, artistas, pesquisadores e pensadores, dando vistas à sua missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e criatividade das pessoas.
A principal iniciativa consistiu na montagem de uma grande mostra de arte, com obras impactantes do acervo do banco, para contar a transformação do Brasil nas últimas três décadas.
Em torno deste eixo central, o Itaú Cultural revitalizou um espaço público relevante para a cultura brasileira, criou um prêmio para homenagear nomes representativos no meio cultural, realizou uma mostra de cinema com filmes emblemáticos das últimas três décadas e ampliou o acesso à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e ao seu site com ferramentas de acessibilidade e de alcance responsivo.
Itaú Cultural em números_
2018 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
Patrocínio de 98 projetos no Brasil, como Gira do Grupo Corpo
Foto José Luiz Pederneiras
Itaú Cultural 30 anos: arte e cultura brasileira para todos
Foto Andre Seiti
O maior acervo de arte da América Latina
Foto Chema Llanos
Espaço Itaú de Cinema
Foto Leandro Vendramini
Resgate de ícones da cultura brasileira
Foto Agencia Ophelia
Rumos: 20 anos de fomento à produção cultural brasileira
Foto Pedro Isaias
Programação diversificada e gratuita
Foto Divulgação
Auditório Ibirapuera: gestão de equipamentos públicos
Foto Sergio Castro
O Itaú Unibanco e a cultura brasileira_
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do instituto Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte da América Latina, ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Somente em 2017 o grupo investiu cerca de R$ 184,7 milhões em projetos culturais. Destes, R$ 115.291.914,62, ou seja, 62,4% do total, foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante foi executado por meio da Lei Rouanet. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de R$ 511,9 milhões.
Espaço Itaú de Cinema:
57 salas com programação diversificada em seis cidades_
O Espaço Itaú de Cinema está presente em seis cidades, em um total de 57 salas que oferecem programação, com ênfase em produções nacionais e independentes. Os oito complexos da rede somam 9,2 mil assentos - 198 destinados a espectadores com necessidades especiais. A iniciativa, que recebeu mais de R$ 10,6 milhões em investimentos em 2017, não utiliza recursos da Lei Rouanet.
Patrocínio de projetos sem Lei Rouanet: recursos próprios para estimular a cultura_
O Grupo Itaú Unibanco patrocina e apoia uma série de iniciativas culturais sem uso dos benefícios fiscais da Lei Rouanet. Entre os projetos que receberam recursos do banco, sem apoio desta lei de incentivo, estão o Carnaval de Salvador, as salas Espaço Itaú de Cinema, o Itaú Cultural, que também faz a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera e o desenvolvimento da Escola do Auditório.
Patrocínio de projetos com Lei Rouanet: investimento em 98 iniciativas em 20 estados_
Em 2017, o Itaú Unibanco apoiou, por meio da Lei Rouanet, 98 projetos culturais em 20 estados do país. Há oito anos, a seleção dos projetos é realizada por um comitê que reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
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Itaú Cultural – 30 anos de apoio à cultura_
Em 2017, o Itaú Cultural completou 30 anos de dedicação à arte no Brasil, mantido pelo Itaú Unibanco. O instituto atua por meio de pesquisas, mapeamentos, incentivos, produção e difusão de projetos artísticos e culturais em todo país. No mesmo ano, o orçamento do instituto passou a ser composto exclusivamente por recursos diretos do Itaú Unibanco, sem a utilização de benefícios fiscais da Lei Rouanet. O aporte para as atividades do instituto em 2017 foi de R$ 93 milhões.
Desde 2009, a instituição vinha reduzindo as verbas incentivadas em sua operação e projetos. Enquanto se valia da Lei Rouanet a organização utilizava o Artigo 26 desta lei que prevê contrapartida no sistema e permite a dedução de 40% do IR (e não 100%, como previsto no Artigo 18) até o limite de 4% do imposto devido pelo mantenedor.
Fundada em 1987, a instituição realiza intensa programação gratuita em sua sede em São Paulo e em todo o país, por meio de parcerias com equipamentos culturais locais. São exposições de artes visuais, mostras de cinema e vídeo, espetáculos de teatro e dança, seminários, encontros com artistas, debates sobre temas de todos os segmentos, cursos e shows, entre outras iniciativas.
Até o final de 2017, mais de 10 milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos seus 30 anos de existência. O Itaú Cultural responde, ainda, pela gestão e programação do Auditório Ibirapuera, equipamento público da cidade de São Paulo, e pelo desenvolvimento da Escola do Auditório, em iniciativas que não fazem uso da Lei Rouanet.
Desde 1997, o instituto realiza o Rumos, um dos maiores editais de financiamento e apoio da produção de projetos culturais e artísticos do país. Também mantém a mais abrangente enciclopédia brasileira das artes na web e está sob os seus cuidados o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo, com mais de 15 mil obras. Este conjunto da coleção tem sido apresentado ao público por meio de recortes em exposições itinerantes no Brasil e no exterior.
Presença nacional com
parcerias público-privadas_
O Itaú Cultural está em todo o país em parcerias com instituições culturais públicas ou privadas. Em vez de criar novos equipamentos, o instituto se une e fortalece às organizações existentes, conhecedoras das realidades locais, levando exposições, espetáculos, seminários e outras iniciativas para as diversas regiões brasileiras. Em 2017, o Itaú Cultural realizou mais de 800 atividades no Brasil e no exterior, alcançando mais de 760 mil pessoas, e as páginas da instituição no Facebook e no YouTube somaram mais de 290 mil visualizações de transmissões ao vivo das atividades.
Apoio à arte e cultura com
o Rumos Itaú Cultural_
O Rumos Itaú Cultural é o maior programa de mapeamento e fomento à produção artística e cultural brasileira. Desde a sua criação, em 1997, vem apoiando a produção e a difusão de trabalhos de artistas e pesquisadores por meio de editais públicos. A iniciativa já recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição – na mais recente (2017-2018), foram inscritos 12.616 projetos.
Nestes 20 anos, o programa já apoiou 1.458 projetos nas mais diversas áreas de expressão e modalidades conjunto que impactou mais de 6 milhões de pessoas em todo o país.
Enciclopédia Itaú Cultural:
história da arte brasileira na web_
Maior acervo de dados de artistas e da produção cultural no Brasil, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira reúne 172 mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras, alimentados por mais de 70 especialistas distribuídos pelo país. Em 2017, atingiu mais de um milhão de acessos únicos por mês em seu endereço; cerca de 13 milhões de acessos em todo o ano. A Enciclopédia também apresenta um layout e ferramentas de acessibilidade para o público surdo, cego ou com baixa visão.
Preservação da
cultura brasileira_
Acreditando que cultura é um patrimônio de cada país que deve ser preservado e difundido, o Itaú Cultural tem uma forte atuação no resgate da produção, história e processo de criação de importantes artistas da cultura brasileira. O instituto apoiou e apoia, ainda, a catalogação e a digitalização de acervos como do artista Hélio Oiticica, do músico Elomar Figueira Mello, da estilista Zuzu Angel, do arquiteto Oscar Niemeyer, do cenógrafo e artista visual Flávio Império, da fotógrafa Claudia Andujar, do crítico literário Antonio Candido e outros grandes brasileiros de todas as origens e segmentos artísticos.
Cultura voltada
para a educação_
Em seu portfólio, o instituto registra aproximadamente 800 títulos publicados – entre CDs, DVDs, CD-ROMs, vídeos, livros e enciclopédias. Em 30 anos, já foram distribuídos gratuitamente 980 mil itens a bibliotecas, escolas da rede pública, instituições culturais e emissoras de rádio e televisão públicas e comunitárias, além de pesquisadores, educadores, produtores e gestores culturais em todo o Brasil. A preocupação com a educação também se manifesta em uma intensa programação para escolas públicas e privadas na sede da instituição.
Projetos e iniciativas online ampliam o acesso_
O Itaú Cultural também é produtor de conteúdo para consumo na internet, com o objetivo de democratizar o acesso às suas iniciativas, que podem ser acompanhadas de qualquer ponto do país. A maioria das atividades da instituição conta com desdobramentos virtuais e parte da programação resulta em programas de rádio e TV distribuídos para uma rede de emissoras públicas e comunitárias. Alimentando a sua vocação de ser uma plataforma para a geração de conteúdos e manifestações artístico-culturais do Brasil, o instituto também criou seus meios de comunicação.
Oferta de cursos e formação acadêmica inéditos_
O Observatório Itaú Cultural oferece especialização em Gestão e Políticas Culturais em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, em aulas pela web, que recebeu mais de 12 mil inscrições e atendeu mais de 470 alunos do Brasil. Com a Semana de Gestão e Políticas Culturais, o instituto forma profissionais em cursos de 40 horas. Em 2016, com o IEA/USP, criou a Cátedra Olavo Setubal para discutir ciência, arte e tecnologia. O primeiro titular foi o cientista político Sérgio Paulo Rouanet. Em 2017, o titular é o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake.
Coleção Itaú: acervo para todos os brasileiros_
O Itaú Cultural conta com uma das maiores coleções corporativas de arte do mundo. Com mais de 15 mil peças, é constituída com recursos próprios, sem uso da Lei Rouanet. Para garantir o acesso do público, o Itaú Cultural realiza mostras gratuitas em sua sede e pelo país e exterior. Já realizou mais de 70 mostras vistas por mais de 1,8 milhão de pessoas de mais 20 cidades do Brasil e em seis países, como Argentina e França. Parte da coleção Brasiliana está em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, que reúne no Instituto preciosidades das artes brasileiras desde o descobrimento.
Auditório Ibirapuera: gestão
e parceria público-privada_
Em 2011, o Itaú Cultural assumiu, por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo, a gestão e a programação do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Esta iniciativa não tem recursos da Lei Rouanet.
Entre 2011 e 2017, fez 1.064 apresentações e recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2017, foram 134, sendo 58 delas gratuitas, e recebeu 187 mil espectadores.
O trabalho inclui o desenvolvimento da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Já concluiu cinco turmas com 77 alunos formados.
Itaú Cultural: propósito e a nova identidade visual_
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Esse propósito, respaldado em princípios e em uma série de objetivos estratégicos, busca traduzir em uma sentença uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte. Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas é o propósito do Itaú Cultural.
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Itaú Cultural comemora três décadas de existência_
Criado em 1987, o Itaú Cultural completou 30 anos de existência em fevereiro 2017. Celebrou com o público, artistas, pesquisadores e pensadores, dando vistas à sua missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e criatividade das pessoas.
A principal iniciativa consistiu na montagem de uma grande mostra de arte, com obras impactantes do acervo do banco, para contar a transformação do Brasil nas últimas três décadas.
Em torno deste eixo central, o Itaú Cultural revitalizou um espaço público relevante para a cultura brasileira, criou um prêmio para homenagear nomes representativos no meio cultural, realizou uma mostra de cinema com filmes emblemáticos das últimas três décadas e ampliou o acesso à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e ao seu site com ferramentas de acessibilidade e de alcance responsivo.
Itaú Cultural em números_